Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre uso de drogas no espaço escolar suscita propostas para enfrentamento do problema
Planejamento

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 14h29 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 14h35

A apresentação foi feita pelo professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira no primeiro dia da Semana de Planejamento Pedagógico 2020 do IFG Aparecida de Goiânia

Os professores do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG reencontraram-se na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, na abertura da Semana de Planejamento Pedagógico 2020. Servidores administrativos do Departamento Acadêmico, da Coordenação de Assistência Estudantil e da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente também participam do encontro, que prossegue até dia 14, com uma programação envolvendo palestras, discussões, informes e reuniões de colegiados dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de nível superior.  A abertura da Semana foi feita pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende, e por mensagem de boas-vindas da diretora-geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira. A diretora falou sobre o Plano Anual de Trabalho (PAT) e sobre o Planejamento Orçamentário 2020, entre outros informes.

A palestra “Uso de Drogas e o Espaço Escolar”, proferida pelo professor de Educação Física do IFG Aparecida, Marcos Flávio Mércio de Oliveira, chamou a atenção e proporcionou rica discussão entre os participantes sobre os vários aspectos que envolvem o uso de drogas e que levam muitos jovens à dependência química. O assunto é tema de pesquisa de Doutorado do professor Marcos Flávio, que também já atuou profissionalmente em instituições voltadas ao atendimento de usuários de drogas. Ele destacou que o assunto é polêmico e que precisa ser abordado em ações de longo prazo. “A literatura nos mostra que ações isoladas não rendem frutos”, destacou.

Envolvimento fundamental

O professor Marcos Flávio comentou a incoerência que há no incentivo ao álcool por meio de propagandas, enquanto outras drogas são proibidas. Ele alertou que o proibicionismo e a falta de diálogo sobre o assunto com os jovens trazem graves problemas por meio do tráfico, como misturas sequer imaginadas pelo usuário e que são altamente nocivas à saúde e a própria associação do tráfico à violência urbana. O palestrante ressaltou que a presença e o apoio da família ou de pessoas com forte vínculo na vida dos adolescentes e jovens em suas carências emocionais são fundamentais para o enfrentamento do problema.

A partir da apresentação do professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, surgiram propostas dos docentes presentes sobre outras atividades que possam suscitar maior conhecimento e reflexão da comunidade acadêmica sobre os problemas relacionados ao uso de drogas, envolvendo, sempre que possível, as famílias dos estudantes, sem julgamentos ou discriminação. Os professores relataram também experiências educativas práticas e estudos acadêmicos já realizados por eles, o que enriqueceu a discussão do grupo.

A apresentação “Uso de Drogas e o Espaço Escolar” oi a primeira de três palestras que constam da programação da Semana de Planejamento Pedagógico 2020 do IFG Aparecida de Goiânia. Na terça-feira, dia 11, será proferida pela professora Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás, a palestra “As Especificidades da EJA frente a Identidade dos IFs”; já no dia 14, a professora Jordana Pacheco, do Instituto Federal de Brasília, ministra a palestra “PPC EMI em Eventos: da transição à inovação”. As exposições são intercaladas com as demais atividades do Planejamento Pedagógico, que podem ser conferidas na Programação.

Programação do Planejamento Pedagógico 2020/1

Imagens da abertura