Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores debatem Ensino Médio Integrado e Comitê de Ética em Pesquisa no IFG Aparecida
Planejamento

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 16h44 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 08h58

As reflexões integraram o segundo dia da programação da Semana de Planejamento Pedagógico

A professora Nathália Cordeiro Laurias é vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do IFG e falou dos objetivos e do funcionamento do trabalho do CEP, além de ter fornecido orientações aos professores presentes à atividade na Semana de Planejamento Pedagógico

Discussões acerca do Ensino Médio Integrado (EMI) e uma apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFG marcaram o segundo dia da Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Aparecida de Goiânia. A pauta relativa ao EMI envolveu duas atividades: análise da Minuta das Diretrizes do Ensino Médio Integrado por professores do IFG Aparecida e apresentação dos indicadores do EMI no Câmpus. A exposição sobre o CEP, que intercalou os dois momentos, foi feita pela professora Nathália Cordeiro Laurias, que é vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do IFG.

A apresentação da professora Nathália abordou os objetivos e o funcionamento do trabalho do CEP, além de ter fornecido diversas orientações aos professores presentes à atividade na Semana de Planejamento Pedagógico. A professora explicou que o principal objetivo do Comitê é proteger os participantes de pesquisas, garantindo sua privacidade e confidencialidade, assim como as da Instituição. “O CEP tem uma preocupação permanente em resguardar a ética nas pesquisas realizadas no IFG”, afirmou, ressaltando que todas as pesquisas realizadas no Instituto Federal de Goiás envolvendo seres humanos, desde o mais simples questionário, precisam ser submetidas à Plataforma Brasil e avaliadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição.

Nathália Cordeiro Laurias citou e comentou fatos históricos representativos sobre a importância da observação da ética nas pesquisas com seres humanos e explicou o trâmite processual para submissão de projetos ao Comitê. Ela ressaltou que todas as decisões do Comitê de Ética em Pesquisa do IFG são embasadas em legislação específica e que a instituição não interfere nas ações do CEP, que são direcionadas apenas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CONEP). Nathália orientou os professores a procurar o CEP sempre que tiverem dúvidas sobre seus trabalhos de pesquisa e colocou o Comitê à disposição para ações de conscientização e de capacitação de docentes e alunos pesquisadores.

Ensino Médio Integrado

A valorização dos princípios da Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, que primam pela formação integral e humanizadora, esteve presente nas duas atividades que trataram do assunto. No primeiro momento, sob coordenação dos professores Mara Lina Rodrigues, Néri Emílio Soares Júnior e Raul Vitor Rodrigues Peixoto, os docentes do Câmpus Aparecida de Goiânia analisaram a minuta das diretrizes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Goiás.

O texto em construção substituirá, com a participação de outros câmpus do IFG, a Resolução 22/2011 do IFG, atualmente em vigor. A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, e o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende, participaram da discussão. O segundo momento foi conduzido pelos professores Arlam Carneiro Silva Júnior e Diogo Gonçalves Dias. Eles apresentaram os indicadores do Ensino Médio Integrado do Câmpus Aparecida de Goiânia entre os anos de 2012 e 2017.

Programação da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/1

Imagens das atividades