Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inclusão do aluno surdo no universo musical será assunto de reflexão no Café Atitude Investigativa
Formação de Professores

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 16h22 | Última atualização em Domingo, 25 de Outubro de 2020, 20h11

O evento é um projeto do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e será realizado no dia 13 de outubro

O desafio da inclusão do aluno surdo no universo musical será abordado na próxima edição do “Café Atitude Investigativa – diálogos sobre pesquisa e formação de professores”, a ser realizado no dia 13 de outubro, no formato online. Com o tema Ensino de Música para Alunos e Alunas Surdas com Auxílio de Tecnologias, a roda de conversa contará com a participação de convidados que desenvolvem trabalho significativo na área que envolve música e educação de surdos.

A temática do evento foi uma proposta do professor de música Germano Lopes, do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Ele conta que ao longo das vivências e experiências na disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Arte: Música, que ministra desde 2015, verificou a importância em ampliar discussões e reflexões sobre o assunto, para uma formação mais significativa do pedagogo bilíngue.

“Muitos são os desafios diante desta temática, que vão das poucas pesquisas em torno do assunto até a resistência de que a música faz parte da cultura surda. Contudo, essas barreiras aos poucos vão sendo suplantadas com trabalhos e pesquisas que visam a diminuir essa distância dos surdos e o universo musical”, afirma o professor Germano. Ele destaca que uma importante ferramenta auxiliar nesse processo de aproximação são os dispositivos tecnológicos desenvolvidos por professores e pesquisadores que, a partir de suas necessidades, desenvolveram materiais com o intuito de tornar mais acessível o ensino de música.

Convidados pesquisadores na área

Para enriquecer as reflexões sobre o tema, foram convidados dois professores com rico histórico de pesquisa na área. Uma das palestrantes é Sarita Araújo, surda, Mestre em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo tido como tema de seu trabalho final no Mestrado o uso de tecnologias no processo de educação musical do aluno surdo, e professora de música do conservatório de música Cora Pavan Capparelli (Uberlândia – MG). Outra importante participação será a de Magnaldo Araújo, professor de música do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Apodi). Ele desenvolveu um premiado dispositivo que auxilia os alunos surdos e ouvintes no processo de musicalização.

O Café Atitude Investigativa é um projeto do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. A atividade a ser coordenada pelo professor Germano Lopes tem colaboração dos professores Késia Mendes Barbosa Oliveira e Thiago Cardoso.Aguiar.

Horas complementares e certificados

A participação é aberta a todas as pessoas interessadas. O evento será transmitido pelo YouTube, através do canal Sabores em Libras, no dia 13 de outubro, terça-feira, das 19 às 21 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Os participantes inscritos terão direito a horas complementares e a possibilidade de receberem certificado.

Acesso à Transmissão

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia