Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida e Secretaria Municipal de Educação realizam evento sobre aprendizagens na Educação Infantil
Educação Infantil

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 18h05 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 16h52

A I Jornada Virtual sobre a Criança e a Infância será realizada de 12 a 26 de novembro, com palestras de professores do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG

Para discutir temas de grande relevância aos profissionais da Educação, em especial os que atuam na Educação Infantil, será realizada de 12 a 26 de novembro a I Jornada Virtual sobre a Criança e a Infância. O evento é uma parceria do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Turismo (SEMECT) e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Aparecida de Goiânia (CEFPE). São organizadoras do evento a professora Késia Mendes Barbosa Oliveira, do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, e a professora Eleny Macedo de Oliveira Medeiros, que é coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiãnia. As inscrições podem ser feitas pelo SUGEP, através do link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/d3bbb157-67a4-4fab-b595-38961fc50d7c/inscricao

A Jornada tem o tema “A Criança, a Infância e as Aprendizagens na Educação Infantil” e a programação inclui palestras a serem ministradas pelos professores Késia Mendes Barbosa Oliveira, Keith Daiani da Silva Braga e Thiago Cardoso Aguiar, do IFG. A mediação das apresentações será da professora Eleny Macedo de Oliveira Medeiros, do CEFPE. Eleny destaca a importância de momentos como esse para a educadora e o educador de Educação Infantil retomarem discussões para além do contexto pandêmico, considerando a condição da criança e da Infância como centrais para os processos educativos.

A professora Késia Mendes Barbosa Oliveira enaltece o valor da parceria do IFG Aparecida com a Secretaria Municipal de Educação. A atuação conjunta tem contribuído com a formação inicial e continuada dos acadêmicos dos cursos de licenciatura e também com os profissionais da Educação da Rede Municipal de Aparecida de Goiânia, ao possibilitar ações como a realização de estágios supervisionados, seminários e palestras, projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica.

Programação e inscrições

As palestras da I Jornada Virtual sobre a Criança e a Infância acontecerão às quintas-feiras, sempre das 19 às 20h30min, conforme a programação abaixo. A transmissão do evento será pelo Youtube, no canal Conteúdo Bilíngue do IFG.

• 12/11 – “Aquisição da Linguagem da Criança Surda e a Importância da Instituição Educativa nesse processo”

Palestrante: Prof. Thiago Cardoso Aguiar

Mediadora: Profa. Eleny Macedo de Oliveira

• 19/11 – “O direito à Infância: entre a Literatura e a Pedagogia”

Palestrante: Profa. Kesia Mendes Barbosa

Mediadora: Profa. Eleny Macedo de Oliveira

• 26/11 – “Relações raciais e de gênero na Educação Infantil: debate a favor da diferença”

Palestrante: Profa. Keith Daiani da Silva Braga

Mediadora: Profa. Eleny Macedo de Oliveira

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 12, pelo SUGEP, no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/d3bbb157-67a4-4fab-b595-38961fc50d7c/inscricao .

A carga horária do evento é de 12 horas.

Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Aparecida de Goiãnia