Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto recebe relatos sobre a vivência da educação escolar no contexto da pandemia de covid-19
Pandemia e educação

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 15h14 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 23h23

Arquipélago de Memórias é um projeto da UFG e vai construir acervo para futuras produções acadêmicas, com apoio do IFG e outras instituições

Com o objetivo de produzir um acervo digital de relatos com vistas a subsidiar reflexões futuras sobre esta época histórica da humanidade, marcada pelo fenômeno da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Goiás (UFG) está desenvolvendo o projeto Arquipélago de Memórias: pandemia, vida cotidiana e educação. O trabalho conta com apoio de instituições parceiras, entre elas o Instituto Federal de Goiás (IFG), e está construindo um acervo que corresponderá a uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e respectivas interligações com a vida cotidiana a partir da pandemia.

A professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, integra a equipe executora do projeto. A parceria com o IFG está firmada sob coordenação das professoras Suzana Lopes de Albuquerque (Câmpus Goiânia Oeste), Maria Angélica Peixoto (Câmpus Inhumas) e Joana Peixoto (Câmpus Goiânia).

De acordo com o projeto, a motivação dessa iniciativa é a necessidade de se pensar analiticamente o novo cotidiano imposto pelo coronavírus, considerando que ainda não houve tempo suficiente para a concretização de produções acadêmicas na área, apesar de circular pela rede mundial de computadores uma enorme quantidade de lives tratando do eixo educação-pandemia, bem como de artigos de opinião em plataformas digitais.

“O acervo pretende constituir-se como legado da experiência atual às gerações vindouras, não podendo ter a publicação de resultados analíticos em período inferior a quatro anos, contados a partir do lançamento do projeto”, destaca o documento. Para participar, professores, demais trabalhadores da educação, estudantes e familiares de estudantes podem enviar relatos orais de até 5 minutos aos organizadores do projeto. Os relatos podem ser enviados também em vídeo.

O que dizer em seu relato

As pessoas que desejarem participar enviando seu relato para integrar a “cápsula do tempo”,  podem acessar no site Arquipélago de Memórias as informações sobre o que não pode faltar no depoimento. Nessa mesma plataforma, o participante tem acesso a três linhas telefônicas para uso via whatsapp, sendo uma para professores e demais trabalhadores da educação, uma para estudantes e uma para familiares de alunos. Acessos diretos a essas linhas podem ser feitos nos links abaixo:

Professores / trabalhadores da educação

Familiares de alunos

Ao enviar sua manifestação, o participante automaticamente concorda com o Termo de Consentimento, que também está apresentado no site, para cessão dos direitos de uso de voz e informações compartilhadas. As mensagens podem ser enviadas até dezembro.

Dúvidas podem ser esclarecidas via e-mail: arquipelagodememorias2020@gmail.com

Clique na imagem abaixo para assistir a um dos vídeos de divulgação do projeto:

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

*Com informações da UFG e do IFG – Câmpus Goiânia-Oeste