Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor João Luiz Gasparin ministra aula inaugural do curso de Pedagogia Bilíngue nesta quarta-feira
Pedagogia Bilíngue

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 09h07 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h32

Filósofo e Doutor em Educação, ele vai falar sobre conceitos, práticas e objetivos da avaliação

A aula inaugural do segundo semestre de 2020 do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia será ministrada nesta quarta-feira, 9 de dezembro, pelo filósofo e doutor em Educação João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Com o tema “Avaliação: conceitos, praticas e objetivos - o quer dizer sobre seu uso corrente”, a aula terá início às 19 horas e será transmitida pelo YouTube no canal Conteúdo Bilíngue, com tradução simultânea em Libras.

O professor João Luiz Gasparin é também pesquisador sobre os temas ensino-aprendizagem, educação e formação docente. Autor de livros como “Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica” e “Comênio: ou da arte universal de ensinar tudo a todos totalmente”, entre outros, e organizador de obras na área da Educação, Gasparin abordará em sua fala os aspectos conceituais da avaliação, seus objetivos e uso corrente. Ele apontará a indissociabilidade entre as práticas de ensino docente e a avaliação, evidenciando que a concepção que fundamenta o ensino fundamenta as práticas avaliativas, ou seja, como se ensina, assim se avalia.

Coordenação do curso

O momento da aula inaugural marcará também a transição na Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Após quatro anos como coordenadora, a professora Aleir Ferraz Tenório transfere formalmente a gestão acadêmica do curso para a professora Késia Mendes Barbosa. “Foram quatro anos de muitas conquistas para o curso de Pedagogia Bilíngue, não apenas para os alunos, mas também para nós professores, que educamos e somos educados a cada dia nesse curso que tem um propósito de transformação social, como nos apontou Paulo Freire”, declara a professora Aleir.

Entre as muitas realizações do curso no período em que esteve na Coordenação, a professora destaca o reconhecimento do curso pelo MEC, com conceito máximo.  A professora Aleir ressalta sua confiança de que o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue seguirá com expressividade sua atuação no Instituto Federal de Goiás e na sociedade sob a coordenação da professora Késia Mendes Barbosa.

Para a professora Késia, entre os ganhos da gestão anterior destaca-se o cultivo do trabalho coletivo e da gestão democrática. “Eu espero poder dar continuidade ao legado competente e carinhoso da professora Aleir ajudando também a fortalecer a identidade do curso que se propõe a formar pedagogos para atuar com surdos e ouvintes”, afirma a professora.

Aula inaugural 2020/2 – Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Tema: Avaliação: conceitos, praticas e objetivos - o quer dizer sobre seu uso corrente

Quarta-feira - dia 9 de dezembro

Ministrante convidado: Prof. Dr. João Luiz Gasparin