Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Instabilidade e equilíbrio são temas de reflexão na aula inaugural da Licenciatura em Dança, nesta quarta-feira
Licenciatura em Dança

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 15h52 | Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 12h41

O momento contará com palestra e lançamento de um documentário produzido pelo Grupo de Pesquisa em Flymoon, do IFG

Reflexões envolvendo instabilidade e equilíbrio vão dar o tom da aula inaugural do semestre 2020/2 do curso de Licenciatura em Dança do IFG, na noite desta quarta-feira, 9 de dezembro. As atividades da programação vão considerar a essência da técnica Flymoon, marcada pela instabilidade que gera estabilidade. A criadora do equipamento Flymoon, professora e dançarina Clara Trigo (UFBA), ministrará, com a professora Tainá Barreto (IFG), a palestra “Corpo e reconfiguração da percepção: alternativas para formação em Dança em tempos de instabilidade”. Flymoon é também tema do grupo de pesquisa coordenado pela professora Tainá Barreto e que produziu, com financiamento do edital Inspirarte/IFG, documentário, vídeo-dança e vídeo-aula. O documentário será lançado no momento da aula inaugural.

O lançamento do documentário “Instabilidade - Educação Somática na formação em Dança por meio da Flymoon” pode ser considerado o fio condutor da aula inaugural da Licenciatura em Dança, pois ele explica e sintetiza as questões a serem debatidas na palestra. O documentário foi produzido em parceria com a Sabiá Studio Criativo, tem roteiro e direção de Tainá Barreto e Carolina Paraguassú Dayer, conta a participação de estudantes da Licenciatura em Dança do IFG e de Clara Faria Trigo.

Também produzida a partir do edital Inspirarte, com divulgação já disponibilizada, a vídeo-dança intitulada meet.com/hjz-htcc-hfs mostra a instabilidade e o devaneio no movimento dos corpos de duas dançarinas isoladas fisicamente, mas mantendo um diálogo em seus movimentos. As dançarinas em cena são a professora Tainá Barreto e a estudante Viviane Reis (bailarina e estudante colaboradora do projeto de pesquisa). A direção é compartilhada com a cineasta Tatiana Devos Gentile (RJ) e tem música de Jaime Ernest Dias (DF). A vídeo-dança não integra a programação da aula inaugural, mas segue a linha do conteúdo que estará sendo discutido.

A busca por equilíbrio

A professora Tainá Barreto explica que o equipamento Flymoon, que é uma meia-lua invertida, promove constante balanço e motiva quem sobe em suas bordas a tentar se equilibrar. Ela fala do que levou o grupo de pesquisa a inscrever um projeto no edital InspirArte, para registrar sua memória em forma de um documentário e produzir um material didático na forma de uma vídeo-aula e desenvolver uma criação na linguagem da vídeo-dança: “O trabalho com a Flymoon gera concretamente no corpo a necessidade de nos reconfigurar em uma situação de incerteza que envolve risco e negociação com a gravidade. É preciso encontrar o eixo e lidar não somente com o movimento instável, mas com as emoções que a busca constante por equilíbrio gera em nós”.

A transmissão da aula inaugural da Licenciatura em Dança do IFG será pelo Google Meet. O endereço da reunião será fornecido pelos professores. Interessados externos ao IFG devem solicitar o link pelo e-mail: ccld.aparecida@ifg.edu.br.

Saiba mais sobre a programação da Aula Inaugural

Palestra

Tema: Corpo e reconfiguração da percepção: alternativas para formação em Dança em tempos de instabilidade

Palestrantes: Clara Faria Trigo (UFBA) e Tainá Barreto (IFG)

Clara Trigo é dançarina, coreógrafa e professora da Escola de Dança da UFBA. Coordena o LabSomática: laboratório de pesquisa e extensão voltado a projetos de prevenção de lesões, estudos cinesiológicos, abordagens somáticas e prestação de serviços à comunidade. Pesquisa metodologias emancipatórias de movimento. É criadora do equipamento Flymoon®️ e da metodologia Instabilidade Poética®️.

Tainá Barreto é artista da cena e professora no Instituto Federal de Goiás, campus Aparecida de Goiânia. Atua na formação em Dança a partir de práticas somáticas de movimento e da pesquisa sobre culturas populares brasileiras em interface com a criação em dança contemporânea. Coordena o grupo de pesquisa do IFG sobre movimento instável e a utilização da Flymoon®️ em aulas de dança.

Documentário

Tema: Instabilidade: Educação Somática na formação em Dança por meio da Flymoon

Sinopse: O documentário “Instabilidade: Educação Somática na formação em Dança por meio da Flymoon” é o registro de uma pesquisa sobre movimento instável desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia, entre 2017 e 2020.

Direção e coordenação da pesquisa: Tainá Barreto.

Roteiro: Carolina Paraguassú Dayer e Tainá Barreto.

Edição: Carolina Paraguassú Dayer.

Imagens: Carolina Paraguassú Dayer (estúdio), Clara Faria Trigo, Tainá Barreto e cobertura colaborativa de estudantes do IFG via celular.

Realização: Licenciatura em Dança/IFG/Sabiá Studio Criativo.

Apoio do Edital InspirArte/IFG.

===

Vídeo-dança

Tema: meet.com/hjz-htcc-hfs

A produção desta vídeo-dança foi viabilizada pelo mesmo projeto que possibilitou, pelo edital Inspirarte/IFG, a realização do documentário Instabilidade: Educação Somática na formação em Dança por meio da Flymoon. Sua apresentação não integra a programação da Aula Inaugural, mas já está disponível no YouTube e pode ser acessada aqui:

Sinopse: Duas dançarinas, cada uma em sua casa. A instabilidade e o devaneio como temas no corpo. Encontros virtuais, um diálogo possível. A vídeo-dança "meet.com/hjz-htcc-hfs" é resultado de uma pesquisa sobre movimento instável desenvolvida com estudantes da Licenciatura em Dança do IFG, Campus Aparecida de Goiânia.

Direção: Tainá Barreto e Tatiana Devos Gentile

Fotografia e atuação: Tainá Barreto e Viviane Reis

Edição: Tatiana Devos Gentile

Música: Jaime Ernest Dias – tema “Princesa” Duração: 5’40”