Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para concurso cultural sobre a vida na pandemia

Abertas inscrições para concurso cultural sobre a vida na pandemia

Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 17h17 | Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 12h41

A ação foi organizada por professores do IFG Aparecida e é aberta à participação de alunos e servidores, nas modalidades carta, conto, crônica, música/canção ou poema, que serão reunidos e lançados em e-book

Estão abertas as inscrições para o concurso cultural “Experiências e expressões do Eu em tempos de pandemia”. Promovido por professores da área de Linguagem e da disciplina de Música do Câmpus Aparecida de Goiãnia do IFG, a iniciativa vai reunir produções textuais e musicais que, criadas dentro desse período de Pandemia, registrem impressões vividas ou ficcionalizadas, abordando o impacto das regras de distanciamento social ou as dificuldades de cumpri-las.

Alunos e servidores do IFG Aparecida podem participar do concurso, nas modalidades carta pessoal, conto, crônica, música/canção ou poema. As produções selecionadas serão publicadas em um e-book. As inscrições seguem abertas até o dia 14 de janeiro de 2021. Todas as informações sobre o concurso cultural podem ser acessadas no edital.

(Re)estabelecer laços

O edital do concurso cultural “Experiências e expressões do Eu em tempos de pandemia” cita “duas realidades”, a de quem segue as regras de distanciamento e a de quem, por diversos motivos, não pôde segui-las. Ambas são colocadas como geradoras de diferentes angústias e frustrações e podem fundamentar as produções artísticas para a seletiva. “Além de estimular a produção de textos e de composições musicais sobre nossa nova realidade, o concurso almeja promover uma atividade que, mesmo no universo digital, nos possibilite (re)estabelecer laços ou conexões dentro desse momento em que nos vemos distantes uns dos outros”, afirmam os organizadores.

As inscrições de trabalhos serão divididas em quatro categorias (estudantes dos cursos técnicos integrados, estudantes dos cursos EJA, estudantes de graduação e servidores) e em cinco gêneros (carta-pessoal, conto, crônica, música/canção e poema). Os professores organizadores da atividade destacam que além de ser uma forma paliativa para diminuir as distâncias impostas e necessárias, o concurso cultural vai, ao mesmo tempo, incentivar a compreensão das principais características linguísticas e literárias dos gêneros textuais abordados pelo projeto. As características de cada um deles estão discriminadas no edital para orientar os participantes.

Cronograma do concurso cultural

Inscrições - 14/12/2020 a 14/01/2021

Homologação das inscrições - 29/01/2021

Divulgação das produções classificadas - até 01/03/2021

Resultado final com a classificação das produções selecionadas para o e-book - 15/03/2021

As produções textuais devem ser anexadas em PDF no formulário de inscrição e os trabalhos selecionados deverão, posteriormente, ser enviadas em formato editável para o endereço de e-mail especificado no edital do concurso. Já as produções musicais devem ser enviadas primeiramente em arquivo de áudio no formato mp4, sendo que as selecionadas deverão ser enviadas posteriormente em vídeo, conforme especificações do edital.

EDITAL

Clique na imagem para assistir ao vídeo de lançamento do Concurso Cultural:

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia