Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do IFG Aparecida conquista destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química
Olimpíada de Química

Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 12h37 | Última atualização em Quarta, 19 de Maio de 2021, 11h15

Mariana Alves dos Santos foi aprovada também para o curso de Farmácia na UFG e fala de sua satisfação em demonstrar a qualidade do IFG entre escolas públicas e particulares

Boas e merecidas conquistas marcam o ano de 2021 para a estudante Mariana Alves dos Santos, que concluiu neste semestre o curso Técnico Integrado em Química no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia. Mariana obteve a quinta melhor colocação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que disputou com estudantes de escolas públicas e particulares de Goiás. Para completar a alegria, Mariana foi aprovada no Enem para o curso de Farmácia na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo obtido o primeiro lugar entre estudantes de escola pública e o segundo lugar na classificação geral do curso. Sua nota garantiria aprovação também na segunda opção – o curso de Farmácia na Universidade de São Paulo (USP). “Eu tinha que selecionar uma primeira opção”, explica, revelando sua escolha por Goiás.

Na Olimpíada Brasileira de Química, a participação de Mariana Alves dos Santos segue agora para a etapa nacional, com possibilidades de alcançar a fase internacional do certame. As premiações serão com certificados, medalhas e, para as etapas mais elevadas, um Curso de Aperfeiçoamento e Excelência em Química. A OBQ teve início em 1986 por iniciativa do Instituto de Química da USP e atualmente é realizada pela Universidade Federal do Ceará e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com apoio do CNPq.

Mariana conta que quando sua turma foi convidada pelo professor Drauton Danilo a participar da competição, inscreveu-se sem acreditar muito em conquistar uma colocação de destaque, mas agora já demonstra estar bastante animada com as próximas etapas. A estudante destaca a importância de suas conquistas para demonstrar a qualidade da escola pública. “Ainda mais por representar o IFG entre as escolas particulares e mostrar que o ensino público também é de qualidade”, afirmou.

Interferência positiva

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG foi inscrito na Olimpíada Brasileira de Química pelo professor Drauton Danilo de Jesus Pinto, que ministra a disciplina de Química e também incentivou alunos do câmpus a participar da competição. Para a diretora-geral do IFG Aparecida, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, a participação dos estudantes nessas atividades é muito positiva para estimular o estudo e a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Ela destaca a qualidade do ensino oferecido pelo Instituto Federal de Goiás e por toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em especial neste momento do cenário brasileiro e mundial, em que a educação e a ciência mostram sua capacidade de interferir positivamente no planeta, seja no meio-ambiente ou em defesa direta da própria vida humana.

Ana Lucia parabeniza a estudante Mariana Alves dos Santos e todos os alunos do IFG que têm se empenhado nos estudos, nas pesquisas e nas oportunidades oferecidas a eles no meio acadêmico e na formação para o trabalho. “Mariana tem muito potencial para contribuir com o Brasil. Nós temos certeza de que com incentivo e investimentos, a educação pública pode elevar o desenvolvimento socioeconômico do país e transformar as pessoas em beneficio da coletividade”, afirma a diretora.

Resultado da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química (Modalidade B, que corresponde a participantes de 3º e 4º ano de Ensino Médio e Ensino Técnico)

Site da Olimpíada Brasileira de Química

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia