Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário de Iniciação Científica começa nesta quinta-feira no IFG Aparecida de Goiânia
Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 16h04 | Última atualização em Quarta, 17 de Maio de 2017, 10h19

A mesa de abertura do IV SICT terá a presença da Profª Dra. Ligia Pavan Baptista (UnB - SBPC- Regional DF) e do Prof. Dr. Wesley Pacheco Calixto.

Nos dias 27/04 e 02/05 acontece no IFG Aparecida de Goiânia um dos eventos mais importantes para a disseminação da cultura da pesquisa entre os estudantes do Instituto. Trata-se do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, que em 2017 chega à sua quarta edição. A programação é composta de palestras, mesas de debate, apresentação de trabalhos de pesquisa científica e minicursos. Todas as atividades são abertas ao público em geral.

PARA PARTICIPAR

1. Para participar basta fazer a inscrição pelo endereço: https://goo.gl/7wvDAZ

2. Acesse a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e se inscreva também em cada uma das atividades de seu interesse (é necessário fazer a inscrição no evento e na atividade individual de sua escolha).

3. Veja também a PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS.

Neste ano o evento conta com convidados consagrados no campo da pesquisa, como a Profa. Dra. Ligia Pavan Paptista, que integra a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na regional de Brasília/DF, o Prof. Dr. Wesley Pacheco Calixto, que integra o Centro de Inovação Tecnológica do IFG, e ainda o Prof. Dr. Jadir Pessoa, da Faculdade de Educação da UFG.

PATRULHA DIGITAL

Durante o IV SICT a TV Anhanguera estará no IFG de Aparecida de Goiânia com o projeto Patrulha Digital. O trabalho está sendo realizado em parceria com o Instituto no intuito de alcançar o maior número possível de pessoas da nossa comunidade, para que todos sejam informados e capacitados sobre a conversão do sinal da televisão aberta, que passará de analógico para digital, de forma completa, no dia 31 de maio.

Os alunos que quiserem ser voluntários no projeto vão atuar como multiplicadores de informações e vão auxiliar famílias de Aparecida de Goiânia na instalação do conversor digital nos aparelhos de TV

Os alunos dos cursos técnicos do IFG Aparecida de Goiânia podem integrar o projeto Patrulha Digital, fazendo parte das equipes que sairão às ruas de Aparecida visitando residências e verificando os aparelhos ligados nas casas, bem como a recepção do sinal de TV digital. Para isso, os interessados devem comparecer ao treinamento que será feito na programação do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG Aparecida, no dia 27 de abril, às 19h.

ABERTO À COMUNIDADE

Além dos estudantes, toda a comunidade pode participar dessa mesma palestra da TV Anhanguera, neste mesmo dia e horário. Basta comparecer ao nosso câmpus. Os participantes conhecerão os equipamentos que captam o sinal digital e aprenderão a instalar os conversores em suas residências.

Renovando o fôlego da Pesquisa Científica

O 4º Seminário de Iniciação Científica do IFG - Aparecida de Goiânia é parte fundamental dos investimentos do Instituto Federal de Goiás na pesquisa científica, humana e tecnológica. A ação é também uma ferramenta de desenvolvimento das ciências em meio às comunidades urbanas menos atendidas pelas lógicas mercadológicas do investimento em inovação e tem o objetivo de fomentar o trabalho de pesquisa desenvolvido por bolsistas, alunos voluntários e professores-orientadores do IFG, além de oferecer minicursos, seminários, palestras e mesas-redondas abertas a toda a população.

Além das oficinas e aulas, os participantes também poderão assistir a mesas-redondas e palestras com convidados de outras instituições ligadas à pesquisa científica e tecnológica, seminários e exposições dos trabalhos de professores e alunos. Todas as atividades são elaboradas com o propósito de estimular os estudantes a se tornarem pesquisadores, apresentando a todos os caminhos possíveis para isto.

Além de reforçar a importância da pesquisa Científica e Tecnológica, o Seminário busca incentivar os estudantes a participar de eventos sobre suas áreas de estudos ou de interesse, permitindo a troca de experiências entre alunos e professores e o acesso aos projetos em execução. Também é uma oportunidade de apontar caminhos e desmistificar a Pesquisa e a Extensão. O evento gera uma cultura da inovação, renovando o fôlego de pesquisadores para a necessidade de experimentação em campos inéditos e improváveis, explorando novas possibilidades, novos olhares e hipóteses.

VEJA AQUI a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Faça aqui a sua inscrição