Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida de Goiânia celebra a formatura de novos engenheiros civis
Colação de Grau

IFG Aparecida de Goiânia celebra a formatura de novos engenheiros civis

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h33 | Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 17h46

O evento, realizado na noite desta quinta-feira, 19, foi a primeira colação de grau virtual do câmpus

Da eRecém-graduados Geovanna Xavier Oliveira Porto, Márcio Paim Pamplona Fernandes, Gabriela Alves de Morais e Lucas Pereira dos Santos

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG realizou na noite desta quinta-feira, 19 de agosto, a cerimônia de Colação de Grau de quatro alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Os agora engenheiros Gabriela Alves de Morais, Geovanna Xavier Oliveira Porto, Lucas Pereira dos Santos e Márcio Paim Pamplona Fernandes protagonizaram a primeira Colação de Grau Solene por videoconferência no IFG Aparecida desde a publicação da Portaria Normativa 22/2020, da Reitoria, que autorizou a cerimônia no formato online aos concluintes de cursos de graduação, em caráter excepcional, enquanto mantiverem-se suspensos os eventos presenciais em função da pandemia de covid-19.

O caráter inusitado da cerimônia não tirou dela o brilho que advém de uma importante conquista acadêmica e profissional. Na tela com gestores do Instituto Federal de Goiás, os formandos foram acompanhados na cerimônia por familiares e amigos por meio da plataforma YouTube, no canal do IFG Aparecida, onde ficaram registrados os comentários de felicitações e a emoção dos expectadores.

A cerimônia foi presidida pela diretora executiva do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, que representou o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva. Ela compôs a mesa diretiva virtual junto da diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Mara Lina Rodrigues, o coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, professor Murilo Meiron de Pádua Soares, e o coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, Flávio dos Santos Silva. Foi mestre de cerimônias, a chefe de Gabinete do IFG Aparecida, Sandra Maria Silveira Avanco Ferraz de Lima. O evento teve tradução simultânea em Libras pelos intérpretes Elber Paulo da Silva e Kerlly Tuani Gonçalves.

Agradecimentos e lembranças

Em nome dos colegas de turma, incluindo os que não estavam na cerimônia virtual por terem preferido a colação de grau por ato administrativo, a oradora Geovana Xavier Oliveira Porto fez um agradecimento especial aos professores do curso, pelos conhecimentos acadêmicos e de vida recebidos, e também aos familiares e amigos pelo apoio e companheirismo no decorrer da trajetória acadêmica. Ela destacou a importância da profissão abraçada pelos novos engenheiros, “que tem a finalidade de colocar em prática a ciência para atender às necessidades de todos os seres vivos”. A oradora falou de lembranças, desde as novidades no início do curso, como das responsabilidades que foram aumentando com o tempo. Foi juramentista da turma, o formando Lucas Pereira dos Santos.

Lembranças do curso também foram apresentadas pela diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira. Ela falou de momentos muito significativos para o IFG Aparecida e para sua gestão relacionados ao curso de Bacharelado em Engenharia Civil, que foi o primeiro a ser criado na unidade e o primeiro de Goiás no turno noturno em uma instituição pública. Ana Lucia falou da emoção que sentia de ciceronear a colação de grau da turma, por estar completando seu ciclo de dois mandatos na gestão do Câmpus. A diretora parabenizou os formandos, professores, servidores administrativos, familiares e amigos, pela formatura dos novos engenheiros, que ela ressaltou ser um sonho de todos que estava sendo realizado.

Momento significativo

A diretora-executiva do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, fez um agradecimento ao reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, por poder representá-lo em momento que ela destacou como muito significativo no cumprimento da função social da Instituição, a educação. A diretora-executiva ressaltou sua confiança na ciência para a transformação da sociedade e o desejo de que a educação seja de fato para todas as pessoas. “Vocês passam a fazer parte de um seleto grupo de 18% da população brasileira que tem pelo menos um curso superior”, falou aos formandos. Ao parabenizá-los, Adriana cumprimentou também seus amigos e familiares e os servidores do IFG. Ela felicitou a diretora-geral do câmpus pelo trabalho de consolidação do IFG em Aparecida de Goiânia e pelos cursos atualmente ministrados na unidade.

Tendo também se pronunciado na cerimônia, a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Mara Lina Rodrigues, parabenizou os formandos e servidores do IFG, em especial o coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, professor Murilo Meiron de Pádua Soares. Ela destacou que a formatura é um momento de felicidade que encerra o ciclo de um trabalho coletivo na Instituição e desejou sucesso aos novos engenheiros.

Solidariedade

Em seus pronunciamentos, a oradora da turma e as três gestoras do IFG presentes à mesa manifestaram sua solidariedade às pessoas que perderam familiares e amigos na pandemia. A representante do reitor, professora Adriana dos Reis Ferreira, lamentou também por servidores do IFG que perderam suas vidas pela covid-19.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecia de Goiânia