Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Exposição "Olhares Pra Dança" viabiliza acesso a memórias e arquivos da dança cênica goianiense
Dança

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 10h43 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 18h03

A mostra multimídia tem em sua curadoria a professora Luciana Ribeiro, do curso de Licenciatura em Dança do IFG

O universo da dança no cenário goianiense em quatro décadas de história é retratado na exposição “Olhares Pra Dança”, que será aberto nesta terça-feira, 9, às 19 horas, na Galeria do Centro Cultural da UFG. Para a exposição foram selecionadas 31 imagens, acompanhadas de textos e áudios com depoimentos de pessoas que possuem relevância no cenário da dança. A mostra tem em sua curadoria a professora do curso de Licenciatura em Dança do IFG, Luciana Ribeiro.

A exposição "Olhares Pra Dança" está aberta a visitação até o dia 30 de maio, na Galeria de Arte do Centro Cultural UFG (Av. Universitária, n° 1533, Setor Universitário), de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Visitas noturnas podem ser feitas nos dias 16 e 18 de maio, até as 21h30.

A exposição “Olhares Pra Dança” é inédita em Goiânia e estará aberta à visitação até o dia 30 de maio, de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, sendo que nos dias 16 e 18 de maio o espaço estará aberto também no período noturno, até as 21h30. Os visitantes poderão adentrar as memórias, afetos e histórias de um contexto que abrange o período dos anos 1970 à primeira década de 2000. Além de imagens sobre grupos e espetáculos, a mostra multimídia apresenta os contextos históricos e culturais do período e suas respectivas características.

Nos anos de 1970 e 1980 as estéticas moderna e contemporânea se apresentavam à cidade com uma certa fragilidade. Um período de muita experimentação que culminou na consolidação de grupos nas duas décadas seguintes. Assim, as fotografias são elementos visuais para uma viagem no tempo, um tempo em que a dança se reinventava, mostrava suas caras e tomava lugar de destaque pela capital goiana.

Curadoria

A professora Luciana Ribeiro, Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, com investigação nas interfaces entre a História e a Dança a partir da constituição da prática artística de dança na cidade de Goiânia, vale-se de sua experiência como professora, pesquisadora, artista e militante da dança para a curadoria da exposição, que vem preservar a história por meio de imagens e viabilizar o acesso a memórias e arquivos. Luciana integrou o projeto de criação do curso de Licenciatura em Dança no IFG, do qual foi a coordenadora do curso até início de 2016. Ela é criadora e diretora do ¿por quá? grupo de dança e fundadora e gestora da casAcorpO, espaço que promove o encontro entre artistas e a interação cultural com a cidade é a entidade realizadora da exposição "Olhares Pra Dança".

Da esquerda para a direita, Luciana Ribeiro e Valéria Figueireda, curadoras da exposiçãoÉ também curadora da exposição. a professora Valéria Figueiredo, que é membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia e editora setorial das revistas Pensar a Prática e Arte da Cena (UFG). Valéria é professora associada da UFG nos cursos de Dança e Teatro, sendo também líder do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Arte da Cena, na Faculdade de Educação Física e Dança da UFG.

Segundo as curadoras, a exposição é repleta de memórias afetivas. Os textos e áudios da mostra são acompanhados de relatos e novos olhares de pessoas próximas e marcantes no cenário cultural.

Conversa com as realizadoras

Estudantes do curso de Licenciatura em Dança, estudiosos, pesquisadores e demais pessoas interessadas podem participar de uma conversa com as realizadoras do evento -- as curadoras Luciana Ribeiro e Valéria Figueiredo e a produtora do projeto "Olhares Pra Dança", Lu Celestino. O bate-papo é aberto ao público e será realizado nos dias 16 e 18 de maio, das 10 horas ao meio-dia e das 19h30 às 21h30. A professora Luciana Ribeiro conta que esses horários foram pensados principalmente para que estudantes de Dança e Arte possam participar do debate. Ela destaca a importância de os graduandos do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás participarem do diálogo sobre o assunto.

Olhares Pra Dança é um projeto cultural aprovado no edital de Patrimônio Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, com a proposta de apresentar cartografias da cena artística goianiense a partir de grupos e iniciativas que provocam o surgimento das estéticas moderna e contemporânea na Dança da capital. Todas as imagens, textos e áudios que compõem a exposição serão posteriormente disponibilizadas em acervo digital através de site do projeto.

Realização: casAcorpO

casAcorpO é um lugar autônomo em Goiânia que atua na convergência de profissionais das artes do corpo, da música e do movimento. Criado em 2014 por Luciana Ribeiro e Lu Celestino, é constituído por três grupos: ¿por quá? grupo de dança, o grupo musical Vida Seca e a produtora Mais Um Baú de Ideias. Realiza projetos artísticos, culturais e educacionais como POR ACASO_tardes de improviso, encontro con(versado) e Atenção! APARECIDAS Circulando Livremente pela Cidade.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia / com informações da assessoria da exposição “Olhares Pra Dança”