Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Empresária e engenheira de alimentos fala sobre empreendedorsimo a alunos de Agroindústria
Empreendedorismo

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 09h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 12h04

A palestra faz parte do projeto “Empreendedorismo de perto: da ideia ao primeiro passo”, que visa à motivação ao empreendedorismo

A palestrante Patrícia Mercês é proprietária da Cervejaria Colombina, um produto artesanal da Cervejaria Goyaz, empresa familiar que atua no mercado há 14 anos

O processo empreendedor e o desenvolvimento de novos produtos foram abordados em palestra do projeto de ensino “Empreendedorismo de perto: da ideia ao primeiro passo”, nesta segunda-feira, 8, aos alunos do curso técnico integrado em Agroindústria do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. O projeto é desenvolvido por sete professoras do curso, com coordenação das professoras Gláucia Rosalina Machado Vieira e Lillian Pascoa, e a palestra deste semestre foi feita pela engenheira de alimentos e proprietária da Cervejaria Colombina, Patrícia Mercês.

“Nós somos uma pequena empresa, mas somos uma grande marca”, destacou Patrícia Mercês aos futuros técnicos em Agroindústria. Ela falou aos estudantes sobre o processo de produção da Colombina, que é artesanal e utiliza produtos do cerrado, e também sobre tendências do mercado, estilos do produto que são postos a venda, premiações de sua empresa e a importância de ter profissionais qualificados para o trabalho, como engenheiros de alimentos e técnicos da área.

A Colombina é um produto da Cervejaria Goyaz, empresa familiar que atua no mercado há 14 anos. Patrícia Mercês é filha dos fundadores da empresa e responsável pela criação da Colombina. Em seu currículo profissional consta estágio na cervejaria Hoegaarden, integrante do grupo ABInbev, no período em que ela estudou na Bélgica. Após sua apresentação, Patrícia respondeu a perguntas dos estudantes, que abordaram aspectos da fabricação da cerveja, definição de preço do produto, visitas à fábrica, possibilidades de estágio e outros assuntos.

Motivação

Integram o projeto “Empreendedorismo de Perto: da ideia ao primeiro passo”, as professoras Diva Mendonça Garcia, Gláucia Rosalina Machado Vieira, Joice Vinhal Costa Orsine, Lillian Pascoa, Mara Lina Rodrigues, Rejane Maria Gonçalves Maia e Renata Cunha dos Reis. A professora Gláucia Machado explica que o trabalho visa à motivação dos alunos ao empreendedorismo.

O projeto “Empreendedorismo de Perto” tem uma proposta integradora, que busca ainda apresentar relatos e orientações de empreendedores da área de Agroindústria reconhecidos no mercado pela inovação e pelos seus diferenciais competitivos, apresentar temas diversos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos, elaborar um plano de negócios e executá-lo, além de divulgar e realizar Análise Sensorial dos produtos criados no evento Agro Centro-Oeste Familiar 2017, a ser realizado de 7 a 10 de junho, em Goiânia.

“Espera-se que a integração dessas atividades possam motivar os alunos e instigar o senso criativo, dando em seguida oportunidades de criarem novos produtos e verificarem a receptividade dos mesmos frente a um possível nicho de mercado. Esses processos simulam a realidade do mercado, para o qual os alunos estão sendo preparados”, destaca a professora Gláucia Machado.

Imagens da palestra

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia