Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG oferta curso gratuito para professores e estudantes de Licenciatura, sobre Educação de Jovens e Adultos e a Educação a Distância
EXTENSÃO

Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 21h13 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 09h44

Ao todo são 100 vagas e o curso será realizado de forma remota. As inscrições vão até 17 de dezembro

Entre janeiro e junho de 2022 o IFG Aparecida de Goiânia promoverá uma formação para professores e alunos de licenciaturas, que estejam envolvidos com a educação de jovens e adultos. Trata-se do projeto de extensão chamado “EJA a distância: novos desafios na formação de professores”. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de dezembro e para participar basta preencher um formulário, disponível no link: https://bit.ly/3xSkwZ8 e enviar a documentação solicitada. O Edital completo pode ser acessado aqui.

Segundo o professor Giovani Comerlatto, idealizador do projeto, o curso tem o propósito de enfrentar desafios que, se não nasceram da pandemia de Covid-19, pelo menos foram muito agravados por ela: o trabalho do professor junto aos estudantes da modalidade EJA em formato de Educação a Distância, quando é necessário o uso de tecnologias de informação e comunicação. Segundo Giovani, o que se deseja é “Contribuir para a capacitação efetiva dos professores que atuam nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), possibilitando a troca de experiências e uma ligação direta ao ensino-aprendizagem na sala de aula.”

Ao todo estão sendo ofertadas 100 vagas, sendo 70 reservadas para professores da rede estadual de educação que atuam no projeto EJATEC nos 16 polos do Estado, 20 vagas para professores em exercício na rede estadual que atuam, já atuaram ou irão atuar na EJA Presencial ou EJATEC e 10 vagas para professores e estudantes de licenciaturas do IFG.

As aulas e atividades ocorrerão no formato virtual, por meio do Moodle e do Google Meet. Os encontros semanais ocorrerão sempre às 4ªs feiras, das 19h às 21h. O curso terá 60 horas, com início no dia 19 de janeiro e término em 30 de junho de 2022.

Alguns dos temas a serem tratados durante a formação são: Metodologia do Moodle; História da EJA no Brasil e em Goiás; Os fundamentos legais da EJA a distância; Novas tecnologias e a Educação; A construção do conhecimento em redes; Ferramentas disponíveis no Moodle e possibilidades educativas.

Mais informações: ejatec.extensao@gmail.com

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia