Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida inicia aulas presenciais com programação de acolhida e ambientação
Estudantes

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 12h52 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 17h47

A programação segue até sexta-feira e inclui apresentações, visitas a ambientes, diálogos e orientações

Estudantes novatos e veteranos do ensino médio integrado se reuniram na quadra de esportes, onde conheceram servidores e receberam informações da equipe gestora e de coordenadores de cursos sobre aulas e o funcionamento do câmpus

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG está inciando nesta quarta-feira, 6 de abril, as aulas do ano letivo 2022. O momento está sendo vivenciado com fatos muito significativos. O principal deles é a retomada das aulas na forma presencial, após dois anos de ensino remoto emergencial provocado pela pandemia de coronavírus. Outro fato importante foi a cerimônia de abertura do ano, com os alunos do ensino médio técnico integrado na quadra de esportes, um espaço muito aguardado e reivindicado pelos alunos do câmpus, agora já podendo ser utilizado para a prática de atividades esportivas e eventos.

Não menos importante é o fato de todos os alunos de ensino médio, novatos e veteranos, serem calouros presenciais no IFG Aparecida, visto que quem agora está no último ano dos cursos técnicos em Alimentos, Edificações e Química, bem como os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos técnicos em Alimentos e Modelagem do Vestuário, tiveram apenas alguns dias de aula em 2020. “É tudo novo”, destacou o diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende. Ele destacou que estamos vivendo um momento de transição e de readaptação às aulas e ao trabalho presencial, que não volta a ser como era antes, por exigir uma série de cuidados de todos para manutenção segura das atividades presenciais.

Ambientação e conhecimento

A ambientação dos estudantes do ensino médio integrado em tempo integral no espaço do câmpus começou com o uso do restaurante estudantil, onde eles receberam o café da manhã. Em seguida, todos puderam conhecer um pouco os servidores, a estrutura e o funcionamento do câmpus. Após a abertura da descontraída cerimônia pelo diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende, foram feitas apresentações pela chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, Mara Lina Rodrigues, a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Rosalina Machado Vieira, a gerente de Administração, Raíssa Regis da Silva, os coordenadores dos cursos técnicos em Alimentos, Edificações e Química, respectivamente os professores Marcos Flávio Mércio de Oliveira, Pammila Rodrigues Japiassú Correa e Raul Vitor Rodrigues Peixoto, e, também pela coordenadora de Apoio Pedagógico ao Discente, Maria Etevalda Batista da Silva, e a técnica-administrativa da mesma Coordenação, Kamilla Assis Tavares.

Todos os professores e servidores técnicos-administrativos presentes ao encontro também se apresentaram e falaram um pouco das atividades que desenvolvem no câmpus. Em seguida os adolescentes se dividiram em grupos para uma caminhada no espaço do câmpus, onde conheceram salas de aula, salas administrativas, os miniauditórios, a Biblioteca e outros ambientes. As visitas vão se seguir no decorrer da semana, quando os estudantes também conhecerão os laboratórios específicos de seus respectivos cursos e receberão informações sobre auxílios, estágio e outros assuntos.

Emoções

Ansiedade, alegria e muita vontade de estudar e de vivenciar o câmpus foram relatados pelos estudantes. O calouro João Carlos de Souza do Santos, do curso de Edificações, concluiu o ensino fundamental no formato presencial na escola onde estudava antes, mas, ainda assim, destaca que a entrada no IFG traz um mundo “totalmente novo” para ele. “Eu acredito que será uma experiência boa pelo que a escola tem a oferecer”, diz. Ele comenta que sua expectativa vem do que já ouviu sobre a boa qualidade do ensino e a estrutura do Instituto Federal de Goiás. O também novato Paulo Eduardo Pinheiro, do curso de Alimentos, disse que estava achando muito boa a acolhida e que espera evoluir em conhecimentos estudando no IFG Aparecida.

Mesmo não sendo calouras, as estudantes Raíssa Valderamos e Rebeca Eler, respectivamente do segundo e do terceiro anos de Química, estão ansiosas com o retorno, que chega com a novidade do encontro presencial. “Sinto ansiedade porque agora é totalmente diferente, mas sinto alegria também, porque finalmente vou conhecer a instituição, os professores e os colegas”, afirmou Raíssa. Já Rebeca confessa estar “com medo”, porque apesar de no ensino remoto ter tido dificuldades de concentração, agora acha que as aulas serão mais difíceis. Ela afirma que vai estudar muito para concluir o curso este ano e poder seguir a uma faculdade.

Para os alunos do turno noturno -- EJA e cursos superiores -- a programação da Semana de Acolhida e Ambientação também inclui apresentações de servidores e de coordenadores de cursos, visitas a ambientes específicos do câmpus e momentos de diálogo e orientações.

Noite - cursos EJA

Noite - cursos superiores