Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vivências e pesquisas do curso de Licenciatura em Dança do IFG são abordadas em conferências na Universidad Veracruzana, no México
Licenciatura em Dança

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 12h56

O trabalho será apresentado em duas conferências, a serem ministradas pela professora Tainá Dias de Moraes Barreto nos dias 18 e 19 de maio

Procedimentos de formação e pesquisa em Dança desenvolvidos no Brasil e experiências do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) serão compartilhadas em duas conferências esta semana na Universidad Veracruzana, na cidade de Xalapa (México), pela professora Tainá Dias de Moraes Barreto. Ela ministra nesta quarta-feira, 18 de maio, a conferência "Metodologias brasileñas de Educación Somática en la formación dancística: compartiendo experiencias de Brasil", na Facultad de Danza da Universidad Veracruzana. Na quinta-feira, dia 19, Tainá estará na Facultad de Humanidades, da mesma universidade, onde será conferencista do tema "Raíces afro-indígenas en la danza - compartiendo experiencias de Brasil".

As apresentações da professora Tainá Barreto são relacionadas à capacitação de três meses que ela está desenvolvendo no México. Em aulas que está recebedo e ministrando na Faculdade de Dança Contemporânea da Universidade Veracruzana e em conferências, a professora está compartilhando vivências e pesquisas realizadas no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, por meio do curso de Licenciatura em Dança. A capacitação envolve também atividades na Universidade Intercultural del Estado de Puebla e no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS).

A professora destaca que o México, além de ter uma forte tradição na formação em dança, é um país referência no campo da interculturalidade e das pedagogias decoloniais, o que vai ao encontro dos caminhos que têm sido traçados pelo IFG nas pautas de inclusão e afirmação social. Ela comenta que a diversidade cultural está presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança, que se coloca alinhado “à proposta dos Institutos Federais no que tange seu compromisso com a democratização do ensino no Brasil e com as políticas de afirmação, ingresso e permanência de estudantes negros, indígenas e quilombolas nas instituições de ensino superior”.

As conferências

O compartilhamento de saberes a ser proporcionado pela professora Tainá Barreto nas conferências e na própria experiência da capacitação atende a um importante aspecto atual da formação em Dança, que é, conforme ela explicou em sua proposta “Analisando currículos, experiências interculturais e propostas de formação em dança na conexão entre Brasil e México”, a crescente demanda por abordagens antirracistas e questionadoras dos processos de colonização, a valorização de epistemologias do sul global e movimentos que enalteçam as práticas consideradas subalternas. “Pensar a inclusão dos saberes populares, indígenas e africanos nos currículos de dança se relaciona diretamente com minha área de pesquisa e com as disciplinas que ministro”, afirma Tainá.

“Metodologias brasileñas de Educación Somática en la formación dancística: compartiendo experiencias de Brasil" - Quarta-feira (18/05) às 18h30

Conferência na Facultad de Danza da Universidad Veracruzana, para estudantes e professores da Licenciatura em Dança da universidade mexicana. Na apresentação, Tainá Barreto vai exibir o documentário sobre Flymoon, que produziu com alunos no IFG por meio do edital InspirArte. Ela vai abordar o trabalho que realiza nas disciplinas de "Estudos do Movimento e Práticas Corporais" no curso de Licenciatura em Dança do IFG.

"Raíces afro-indígenas en la danza - compartiendo experiencias de Brasil" - Quinta-feira (19/05) às 16h

Conferência na Facultad de Humanidades da Universidad Veracruzana. Esta é uma atividade promovida pelo CIESAS - Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social. Tainá Barreto vai compartilhar experiências brasileiras relacionadas a raízes afro-indígenas na dança.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia