Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes/IFG explora sentidos visual, sonoro e tátil e demonstra poder criativo da consciência corporal
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Abertura do I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes/IFG explora sentidos visual, sonoro e tátil e demonstra poder criativo da consciência corporal

Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2022, 13h49 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 10h49

A exposição foi feita pela professora Márcia Strazzacappa na noite desta quinta-feira, 26 de maio. O evento prossegue até sábado com oficinas e apresentações de trabalho

Márcia Strazzacappa destacou que a base de todos os ofícios é o corpo e que é a partir da ação que se aprende e se cria, apontando que a práxis é inerente à produção do conhecimento em arte
Márcia Strazzacappa destacou que a base de todos os ofícios é o corpo e que é a partir da ação que se aprende e se cria, apontando que a práxis é inerente à produção do conhecimento em arte

A consciência corporal como potência criativa, como forma de encontrar a essência de si e de compartilhar experiências que enriquecem o potencial transformador da Educação foi o ponto central da apresentação feita pela professora Dra. Márcia Strazzacappa na conferência de abertura do I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) do IFG, realizada na noite desta quinta-feira, 26 de maio. Com o tema “Pare Olhe Escute - Cruzar Experiências no Ensino de Arte” e o objetivo de proporcionar o cruzamento das experiências que permeiam a atuação e a profissionalização docente nas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, o evento prossegue até sábado, 28, com a realização de oficinas e apresentações de trabalhos dos mestrandos.

Em sua exposição, Márcia Strazzacappa envolveu o público de forma muito peculiar. Ao declamar pequenos contos, apresentar e comentar imagens de fotografia, pintura rupestre e pintura em tela, relatar episódios pessoais de vida, citar estudos acadêmicos, fazer uma cômica encenação teatral -- em que a própria palestrante fez uma rápida troca de figurino -- e entusiasmar as pessoas presentes em um canto em coro e em dinâmica corporal, ela transmitiu a mensagem da presença da arte em todos os sentidos e da importância da arte na construção histórica, nas relações humanas, nos questionamentos e no desenvolvimento da ciência, entre outros pontos. “Antes de todo projeto, tem um sonho. E de imaginação, criatividade e desejo, a arte entende”, afirmou.

Márcia destacou que a base de todos os ofícios é o corpo e que é a partir da ação que se aprende e se cria, apontando que a práxis é inerente à produção do conhecimento em arte e provocando reflexões sobre conhecimento, educação e diversidade. Ela falou da importância da individualidade e também da coletividade, para a conexão com o outro e com a realidade. Aos mestrandos do Prof-Artes e às demais pessoas presentes, a conferencista ressaltou que uma missão muito grande dos educadores é fazer com que crianças, jovens e adultos acreditem que eles podem fazer diferente e que algo pode ser diferente no mundo. “Que vocês se sintam motivados, incentivados e conscientes sobre essa nossa nobre missão”, afirmou.

Márcia Strazzacappa é Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos pela Universidade Paris 8; docente aposentada do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp/SP e, atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, do PROF-ARTES da UFPB e colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sua exposição no I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes/IFG foi realizada no Laboratório de Águas do Complexo Tecnológico de Engenharia Civil (CTEC) do Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

 

Mesa de abertura

A mesa de abertura do I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes contou com as presenças do coordenador do Mestrado Profissional em Artes do IFG, professor Alexandre José Guimarães; da pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Thaís Amaral e Souza, que representou a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, que representou o diretor-geral do IFG Aparecida, professor Eduardo de Carvalho Rezende; a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira; e do pró-reitor de Extensão, professor Willian Batista dos Santos. A conferência da professora Márcia Strazzacappa foi mediada pela coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, professora Luciana Gomes Ribeiro. Foi mestre de cerimônias do evento, a produtora cultural do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, Ana Paula da Mota Leite. Estavam também presentes à cerimônia, o diretor de Pós-Graduação do IFG, professor Wanderley Azevedo de Brito, e o ex-diretor de Pesquisa e Inovação, Thiago Eduardo Pereira Alves.

A cerimônia foi aberta pelo coordenador do Prof-Artes no IFG, professor Alexandre José Guimarães. Ele fez um breve histórico do Mestrado Profissional em Artes do IFG, que atualmente tem 39 alunos regulares matriculados, além dos alunos especiais. O Prof-Artes é o único mestrado em Artes do Instituto Federal de Goiás, sendo sediado no Câmpus Aparecida de Goiânia e integrado também pelos câmpus Goiânia, Cidade de Goiás e Inhumas. Alexandre destacou que a escola pública se transforma quando um ou mais professores fazem pesquisa. Ele conta que os professores do Prof-Artes já perceberam, como orientadores de pesquisa, essas mudanças nas escolas.

A pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Thaís Amaral e Souza, falou da honra de participar do evento e que considera o “fazer pesquisa e falar de pesquisa, de construção do conhecimento e de arte” como um ato revolucionário e resistente ao momento que estamos vivendo no país. A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, deu boas-vindas aos participantes do Seminário e agradeceu a presença de todos. Ela destacou que o Seminário é resultado de uma proposta de ação de extensão e falou da importância do evento para contribuir com a construção de conhecimentos e no processo de transformação da sociedade.

A diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, ressaltou que a arte sempre foi importante no IFG, para a formação integral dos estudantes. Ela falou do valor do Mestrado tanto para a interação da instituição com as redes municipal e estadual de ensino, como para amplitude de ações que levam seus resultados positivos a toda a sociedade. O pró-reitor de Extensão, professor Willian Batista dos Santos, falou da importância do I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes para todo o Instituto Federal de Goiás e que o momento é motivo de comemoração.

 

 

Criatividade

A criatividade tornou diferenciadas a produção e a decoração do evento, desde as placas de informação e orientação, que chamaram a atenção em simulados cartazes de promoção comercial, até a mesa de autoridades e conferência, que foi coberta por uma elegante rede de descanso, fazendo uma alusão à característica do Prof-Artes, que é um programa de mestrado em rede, que reúne diversas instituições públicas de ensino superior do país.

O I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes do IFG prossegue nesta sexta-feira e no sábado, dias 27 e 28 de maio, com convidados da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Campinas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade de Brasília e Universidade Regional do Cariri. Oficinas voltadas ao ensino de Artes estão sendo realizadas nas manhãs de sexta-feira e sábado. A programação da tarde de sexta-feira é reservada às apresentações orais de trabalhos dos mestrandos do Prof-Artes. Acesse abaixo os links para a programação de oficinas e de apresentação dos trabalhos de comunicação oral.

A Comissão Organizadora do evento é presidida pelo coordenador do Prof-Artes/IFG, professor Alexandre José Guimarães, e integrada pelos professores Ana Lara Vontobel, Luciana Gomes Ribeiro, Roberto Rodrigues e Eliton Perpetuo Rosa Pereira, e também pelos estudantes bolsistas Cinara dos Santos Santana e Ysaias Cardoso Martins.

 

 

Programação de Oficinas

Trabalhos aprovados para Comunicação Oral

 

Imagens da Cerimônia de Abertura - 26/05

Imagens das oficinas - 27/05

Imagens das apresentações de trabalhos / comunicações orais - 27/05

Imagens das oficinas - 28/05

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página