Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade do IFG Aparecida vivencia a Semana do Meio Ambiente em ação e reflexão sobre o tema
Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 13h39 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 13h45

Palestra e campanha de arrecadação de latinhas de alumínio estão envolvendo alunos e servidores em torno da temática ambiental, celebrada mundialmente em 5 de junho

A palestra “Os resíduos sólidos e a questão ambiental”, foi ministrada no Câmpus Aparecida de Goiânia pelo professor Sandro Morais Pimenta, que é docente no Câmpus Goiânia do IFG

Reflexões e ações pela preservação dos recursos naturais e a interação saudável do ser humano com a natureza estão sendo realizadas no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana de junho e com ponto alto no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Na noite desta quinta-feira, dia 2, foi realizada a palestra “Os resíduos sólidos e a questão ambiental”, ministrada pelo professor Sandro Morais Pimenta, que é docente no Câmpus Goiânia do IFG, e nesta sexta-feira está sendo lançada a Campanha Recicle Latas. As duas atividades foram organizadas conjuntamente pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e a Gerência de Administração do IFG Aparecida.

Na palestra “Os resíduos sólidos e a questão ambiental”, o professor Sandro Morais Pimenta apresentou ao público presente, integrado principalmente por alunos dos cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos e também por alguns estudantes dos cursos superiores e servidores do câmpus, conceitos e importantes alertas sobre o descarte do lixo. Ele abordou o assunto em um contexto global, destacando dados e estatísticas da realidade brasileira e apresentou as principais formas de descarte adequado de resíduos. O professor fez um histórico do desenvolvimento das sociedades, que, ao se utilizarem dos recursos naturais, geram alterações no equilíbrio do meio ambiente.

Sandro Pimenta informou, conforme estatísticas oficiais, que apenas 58,4% dos resíduos coletados no Brasil têm destino adequado, em aterros sanitários. O restante é direcionado a aterros controlados (em que o lixo recebe uma cobertura de solo mas não há impermeabilização do solo nem sistema de dispersão de gases) ou lixões (em que os resíduos são amontoados sem nenhum tratamento). O professor falou de políticas públicas e destacou a importância de os municípios fazerem o manejo adequado dos resíduos.

Sandro Morais Pimenta é graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Geografia e Doutor em Geociências Aplicadas. Ele foi apresentado à comunidade do IFG Aparecida pelo professor Tiago Godoi Ribeiro, que fez a abertura do evento. Tiago Godoi, que tem formação e doutorado nas mesmas áreas que o palestrante, é docente no Câmpus Aparecida de Goiânia.

Campanha

Para o envolvimento prático dos estudantes na temática ambiental, está sendo lançada nesta sexta-feira, 3 de junho, a Campanha Recicle Latas, que visa à arrecadação de latinhas de alumínio com o propósito de estimular a coleta seletiva de lixo e proporcionar à comunidade acadêmica uma reflexão sobre o descarte de alguns resíduos considerados como lixo, mas que podem ser reaproveitados, inclusive para ganho próprio.

A arrecadação de latinhas na Campanha Recicle Latas vai permanecer aberta até o final do ano 2022. Um tambor de lata é o ponto de coleta, que foi instalado na recepção do câmpus. Cartazes divulgando a campanha também estão espalhados na unidade. A doação de latinhas valerão horas complementares para os estudantes: a cada conjuntio de 30 latinhas entregues já amassadas, o estudante terá 1 hora adicionada ao seu histórico de atividades complementares.

Uma Só Terra

O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 Assembleia Geral das Nações Unidas, mobiliza pessoas em todo o mundo há 50 anos. Celebrado no dia 5 de junho, o tema deste ano é “Uma Só Terra”, com foco na sustentabilidade e na harmonia com a natureza. O país sede das celebrações mundiais em 2022 será a Suécia.

Imagens:

Palestra “Os resíduos sólidos e a questão ambiental”

Campanha Recicle Latas

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia