Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ações realizadas com alunos colaboram com a integração no retorno presencial
Integração

Ações realizadas com alunos colaboram com a integração no retorno presencial

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 11h57 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 12h00

As atividades Varal Solidário, Sorvetada e Celebridades 2022 movimentaram o IFG Aparecida neste mês de junho, com empenho coletivo, solidariedade e muita animação

Ações organizadas neste mês pela Coordenação do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário, oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, proporcionaram integração entre estudantes dos cursos de nível médio e de nível superior, além do compartilhamento material e afetivo entre os estudantes e servidores participantes e reflexões sobre solidariedade e consumo. As atividades “Varal Solidário”, “Sorvetada” e eleição das “Celebridades 2022” proporcionaram uma mistura de responsabilidade e diversão. Atendendo a propósitos diferentes, as atividades culminaram em um benefício comum: a criação ou reforço de laços entre as pessoas após dois anos de ensino remoto emergencial e a convivência nos espaços do câmpus.

O ponto de partida foi o Varal Solidário, que o coordenador do curso de Modelagem do Vestuário, professor Kelio Junior Santana Borges, conta ter tido o objetivo de apoiar os alunos em necessidades advindas do retorno às aulas presenciais: “Imaginei que algumas pessoas estariam com dificuldade para terem tantas roupas para a rotina semanal depois de dois anos de pandemia; a segunda questão foi o fato de essa ação poder ajudar com as horas complementares que, pelo distanciamento, quase não puderam ser ofertadas”, explicou.

A partir da arrecadação de roupas, calçados e acessórios na comunidade acadêmica do câmpus, peças foram doadas e trocadas tanto no dia de abertura do Varal Solidário, 1º de junho, quando houve uma grande exposição no pátio do câmpus, como nos dias seguintes. Segundo Kelio, foram arrecadadas mais de cinco mil peças. A maior parte foi distribuída entre alunos e funcionários terceirizados, mas a comunidade externa também teve acesso ao evento e pôde ser beneficiada pela ação. Ainda resta mais de mil peças a serem doadas, o que será feito a uma instituição a ser definida. O Varal Solidário atendeu também a uma perspectiva do curso de Modelagem do Vestuário que, em suas disciplinas, trabalha a reutilização, visando a um melhor aproveitamento das roupas e acessórios e ao consumo consciente.

Trabalho coletivo

A Sorvetada, por sua vez, foi pensada tanto para reunir os alunos do Ensino Médio Integrado, nas modalidades em Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos, como também para arrecadar fundos para a quadrilha da Festa Junina, um evento muito aguardado todos os anos pela comunidade acadêmica e que esteve suspenso no período de distanciamento físico. A Sorvetada foi realizada no mesmo dia da abertura do Varal Solidário, em horários diferentes. Os alunos que venderam ingressos para a Sorvetada ganharam pontos para concorrer ao título de Celebridade 2022.

Nove alunos, no decorrer de 12 dias, venderam ingressos para a Sorvetada. Foram eleitos Celebridade nas vendas e consequente arrecadação de recursos para a quadrilha, os estudantes Carla Cristina da Silva Cruz - 3º ano do curso Técnico em Alimentos (1º lugar); Bruna Eduarda Silva Souza - 2º ano do Técnico em Alimentos (2º lugar); Mariana Ferreira Albernaz - 1º ano do Técnico em Alimentos e Rérald de Matos Gomes - 2º ano do Técnico em Química (ambos em 3º lugar).

O professor Kelio Borges destaca o apoio fundamental dos professores Regis Puppim, Elisangela Tavares da Silva e Mônica Rodrigues de Oliveira de Jesus, da área técnica do curso de Modelagem do Vestuário, na realização do Varal Solidário; e do coordenador do curso EJA - Técnico Integrado em Alimentos, professor Marcelo Francisco de Andrade, na realização da Sorvetada.

Imagens Varal Solidário

Imagens Sorvetada