Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Modelagem do Vestuário participa de oficina com estilista e figurinista goiano
MODA E SUSTENTABILIDADE

Modelagem do Vestuário participa de oficina com estilista e figurinista goiano

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2022, 19h25 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 19h36

O tema do encontro foi Moda Sustentável e Economia Criativa.

Neste mês de julho, o curso de Modelagem do Vestuário do IFG Aparecida de Goiânia recebeu um convidado muito especial, para uma aula sobre moda e reaproveitamento de materiais. Tratou-se do figurinista e estilista goiano Claudio Livas, que atualmente é uma das referências em Goiás na construção de figurinos e cenários para espetáculos de teatro e dança, além de ter uma marca própria de roupas, criadas e confeccionadas a partir de conceitos como sustentabilidade, economia criativa, aproveitamento de tecidos e readequação, preparo de materiais e na livre experimentação artística.

E foi sobre isso que o profissional conversou com a turma do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Modelagem do Vestuário. As participantes puderam entender qual foi o percurso percorrido pelo artista e como ele chegou ao trabalho que desenvolve com a marca [LIVAS] no cenário da moda em Goiás. Claudio apresentou ainda várias referências que devem ser estudadas e conhecidas por um estudante de moda, para que seja possível encontrar novos caminhos e possibilidades.

Segundo o coordenador do curso, prof. Kélio Junior Santana Borges, o encontro fez parte do projeto Mais EJA 2022, que é um projeto que busca promover momentos de imersão na área técnica da modelagem com oficinas, palestras e conversas que inspirem e motivem nossas(os) alunas e alunos. São atividades que acontecem um sábado por mês.

O professor Kélio explica que desde o início do semestre a coordenação do curso queria trazer Claudio Livas para uma fala com as alunas, contudo, foi difícil achar um espaço na agenda criador. Sobre isso o docente descreve como foi esse contato: “Na primeira brecha ele se prontificou e foi muito receptivo. Foi um prazer imenso recebê-lo em nossa instituição. Nossas alunas ficaram encantadas com a perspectiva de trabalho dele. Não foi apenas um momento de formação técnica, foi também formação humana. O Cláudio trouxe uma fala e uma experiência de vida que encantou quem o ouviu.”

Participaram da oficina alunas de todos os três períodos do curso EJA de Modelagem do Vestuário. Elas puderam ver, tocar e se aproximar das peças feitas por Claudio Livas, de forma que houve não só uma escuta ativa do que foi trazido de conteúdo teórico pelo oficineiro, mas também uma experiência sensorial e prática, com a obra do convidado.

Um pouco mais sobre o trabalho de Claudio Livas

Recentemente o estilista lançou uma nova coleção, intitulada Re[colorir], inspirada no conceito “zero waste fashion”, que se refere à produção de vestimentas e acessórios que geram pouco ou nenhum resíduo em sua produção. Integra-se ao movimento “eco fashion”, eliminando qualquer desperdício durante a fabricação dos produtos.

A coleção também inovou com o “Upcycle”, uma tendência que colabora para a redução de lixo e transforma objetos no fim de sua vida útil em novos produtos para a confecção de artigos de moda. O conceito de moda criativa e sustentável é o ponto forte deste trabalho, agregando misturas de matéria-prima resgatadas de seu ateliê e lojas de tecidos locais que seriam descartadas.

Cláudio Livas aposta nas modelagens atemporais uma pegada alternativa e artística, uma vez que tem mais de dez anos atuando em grandes produções como teatro, cinema e TV. Nesta coleção, retorna ao ponto inicial de sua carreira e lança suas ideias criativas na sua marca [LIVAS], onde experimenta novos formatos e nichos antes de inseri-las em coleções maiores.

Fonte: https://7minutos.com.br/estilo/comportamento/figurinista-claudio-livas-apresenta-recolorir-sua-nova-colecao/

Acesse aqui as fotos da oficina.

No Instagram, o perfil de Claudio Livas é @livasclaudio