Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Extensão EJA a Distância realizado pelo IFG Aparecida superou expectativas
EJA

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h10 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 12h19

O curso de extensão “EJA a Distância: novos desafios na formação de professores”, realizado pelo IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia no primeiro semestre deste ano e que capacitou 58 professores que atuam nos ambientes virtuais da EJATEC na rede estadual de educação, superou as expectativas iniciais dos participantes e teve avaliação também muito positiva da equipe organizadora, coordenada pelo professor Giovani Comerlatto. Na avaliação realizada no final do curso, os participantes afirmaram, entre outros aspectos, que o curso promoveu uma mudança significativa na sua prática educativa.

“Acreditamos que o impacto social foi enorme. Conseguimos atingir a quase totalidade dos professores que trabalhavam na modalidade EJATEC do Estado de Goiás”, afirmou o professor Giovani. Segundo ele, há aproximadamente 5 mil alunos matriculados na EJATEC em Goiás e que o impacto indireto desse curso, a partir dos professores que foram capacitados, atingiu mais de 60% do quantitativo de alunos. Ele conta que houve o apoio da Gerência de Educação a Distância da Secretaria Estadual de Educação na divulgação e incentivo à participação dos professores e que a parceria abre caminho para futuros projetos de formação do IFG com professores e alunos.

O curso “EJA a Distância: novos desafios na formação de professores” buscou contribuir para a capacitação efetiva dos professores que atuam nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), tendo abordado questões teóricas, história da EJA e da educação profissional, legislação, experiências formativas e outras. O professor organizador destacou que a participação dos cursistas foi bastante qualificada tanto nos encontros síncronos como nos assíncronos.

O envolvimento ativo do público externo na atuação do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia voltada à EJA é um aspecto importante que se soma ao trabalho que é desenvolvido internamente com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando as alunas e os alunos dos cursos técnicos em Alimentos e em Modelagem do Vestuário apresentam à comunidade acadêmica e ao público externo o resultado de seus estudos e produções técnicas em ações organizadas pelas coordenações dos respectivos cursos.

Reflexões e reconhecimento

A modalidade Educação de Jovens e Adultos, voltada a trabalhadores estudantes que precisaram interromper a escolarização formal em algum momento de suas vidas, tem natureza intrínseca à concepção de educação transformadora e como um direito de todas as pessoas. Reflexões nesse sentido foram desenvolvidas este mês no XVII Encontro Nacional de Educação de Jovens e adultos (ENEJA), realizado de 4 a 7 de agosto na cidade de Florianópolis (SC), com participantes de todo o Brasil. O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG esteve representado pelo professor Giovani Comerlatto, além de outros dois participantes da Instituição: professor Ramón Marcelino Ribeiro Júnior e a estudante Talita Souza de Oliveira, ambos do Câmpus Goiânia-Oeste.

O XVII ENEJA teve o tema “Educação, trabalho e capitalismo: impactos, lutas e resistências na EJA”. Leia aqui as cartas produzidas pelos participantes do evento direcionadas a gestores, instituições de ensino, movimentos, trabalhadores da Educação e estudantes. http://forumeja.org.br/resultados.

O enfrentamento das desigualdades sociais no país por meio da EJA conferiu recentemente ao professor Giovani Comerlatto um Diploma de Honra ao Mérito, pelo trabalho no IFG. A honraria foi concedida no dia 24 de junho, em Sessão Especial aos profissionais da Educação na Câmara Municipal de Goiânia. Entre os educadores homenageados, estava também a reitora do Instituto Federal de Goiás, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia