Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Aparecida soma medidas pontuais a ações permanentes por uma cultura de paz
IFG pela Paz

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 14h31 | Última atualização em Quarta, 03 de Maio de 2023, 09h42

Nas últimas semanas, a gestão do IFG Aparecida de Goiânia adotou medidas preventivas dentro do programa IFG pela PAZ

Diretor-Geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia em reunião com servidores realizada em 19 de abril

As recentes notícias sobre episódios de violência em escolas por todo o País estão mobilizando ações específicas de promoção da paz no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Seguindo diretrizes do programa institucional “IFG pela Paz”, as medidas reforçam o trabalho contínuo que já é realizado no câmpus pelas Coordenações de Assistência Estudantil (CAPD) e de Apoio Pedagógico ao Discente (CAE) e por alguns professores em suas aulas, com foco no combate ao bullying e na promoção da saúde mental.

A primeira medida pontual tomada pela Direção-Geral do IFG Aparecida foi motivada por mensagens de pais de alunos e de servidores preocupados com a escalada das notícias de violência em escolas. A equipe gestora do câmpus divulgou, no dia 14 de abril, um comunicado público direcionado a alunos, pais e servidores do câmpus, para tranquilizá-los, informando que medidas de ordem prática e preventiva já estavam sendo tomadas, como a cobrança de maior rigidez por parte de funcionários do serviço de segurança que trabalham na entrada de veículos e na recepção de pessoas no câmpus, bem como diálogos com órgãos de segurança pública do município e do estado, para atenção à instituição. A Gerência de Administração do Câmpus providenciou novos adesivos de estacionamento para os veículos de servidores e alunos, de melhor visibilidade que os adesivos antigos para a equipe de segurança.

Reunião e mensagens positivas

No dia 19 de abril, servidores docentes e técnicos administrativos participaram de reunião para discutir o assunto. No encontro, o diretor-geral, Eduardo de Carvalho Rezende, falou de diálogos já promovidos pela Reitoria com dirigentes de todos os câmpus e detalhou informações das providências que estão sendo tomadas pela gestão local e pelas equipes de assistência estudantil e de apoio pedagógico, que também se manifestaram, destacando a importância de os servidores auxiliarem os estudantes com atitudes positivas de acolhimento e promoção de relações respeitosas.

No dia seguinte, por iniciativa da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, foram entregues chocolates com mensagens motivacionais e de afirmação da importância pessoal a todos os estudantes do ensino médio técnico que chegavam à escola. Maria Etevalda Batista e Kamilla Assis explicaram que essa foi uma forma de fortalecer os laços com os adolescentes e mostrar que eles podem confiar no trabalho delas em seu cotidiano como alunos do IFG Aparecida.

Ações permanentes

A CAPD e a CAE já realizam continuamente ações semelhantes e também palestras com professores do câmpus e pessoas da comunidade externa sobre questões relacionadas à cultura da não violência. Exemplos são palestras já ministradas no Câmpus Aparecida de Goiânia pelo professor Murilo Wascheck, do Câmpus Goiânia. São oportunidades em que questões sociais contemporâneas e características do jovem nascido no século XXI são abordadas junto a formas de identificar e de enfrentar o bullying.

Para a psicóloga Ieda Vilela Machado, da Coordenação de Assistência Estudantil, as ações contínuas são essenciais para uma cultura de paz na escola. No início de cada ano letivo, Ieda apresenta a CAE aos novos alunos e, além do atendimento presencial, ela disponibiliza aos estudantes que desejam, o chamado “caderno terapêutico”, onde eles registram alguma angústia ou problema pessoal como em um diário e recebem também por escrito a resposta interativa da psicóloga. “É um promotor de paz, que ajuda na reflexão, na mudança de postura e no reconhecimento de si e do ambiente”, explica Ieda.

A psicóloga destaca a importância de disciplinas da área das Ciências Humanas, como Filosofia e História, para colaborar com a reflexão dos estudantes sobre si e sobre o mundo, bem como da Educação Física e das Artes, para estimular a competição e a convivência harmônicas. Ela cita que em relatório produzido pela equipe de transição da atual gestão do governo federal, sobre eventos de violência registrados nas escolas brasileiras na primeira década dos anos 2000, não há casos ocorridos em Institutos Federais. Ieda acredita que tal fato esteja relacionado à valorização do estudante nos IFs como ser humano de forma integral.

Abraço pela Paz

Nesta sexta-feira, dia 28 de abril, alunos e servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia participam da ação Abraço pela Paz, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Reitoria do Instituto Federal de Goiás para todos os seus 14 câmpus. A ação simboliza a união da comunidade acadêmica do câmpus e o seu empenho pelo fortalecimento do programa IFG pela Paz.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia