Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de formatura do IFG Aparecida evidencia características da Rede Federal de Educação
Formatura

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 13h57 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 22h48

Discursos dos oradores e constituição das turmas mostraram a política plural e inclusiva, além da própria verticalização da Rede

Diretor-Geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo de Carvalho Rezende, que representou a reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, no momento de entrega do canudo à formanda Alessandra Ribeiro Astrol de Araújo, do curso de Pedagogia Bilíngue

A cerimônia de colação de grau dos formandos 2022/2 do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia, realizada na noite desta quinta-feira, 15 de junho, foi marcada por emoções e traços da política plural e inclusiva defendida pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além das naturais diferenças das áreas de conhecimento dos cursos dos formandos -- Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue --, evidenciou-se a diversidade nos pronunciamentos dos oradores de turma e mostrou-se o aspecto da verticalidade da Rede no fato de haver nas turmas alguns formandos que fizeram o Ensino Médio Técnico no IFG, tanto em cursos ministrados em período integral, como da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Representando a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, a cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende. Ele parabenizou os formandos pelo momento que representava o “triunfo de esforços, de inteligências e de companheirismo” e desejou sucesso aos estudantes diante das novas oportunidades e desafios que vão encontrar em suas trajetórias profissionais. Eduardo falou da importância e da necessidade de cada um dos três cursos para o desenvolvimento do país, nos aspectos econômico e social, e para mais qualidade de vida a todas as pessoas.

Eduardo destacou aos novos profissionais engenheiros, licenciadas em Dança e pedagogos bilíngues, a importância de eles valorizarem a educação pública de qualidade e falou sobre as marcas deixadas pela pandemia de Covid-19, que foi enfrentada pelos formandos no decorrer de suas trajetórias acadêmicas. O representante da reitora destacou dois ensinamentos deixados: o valor da ciência e o valor da convivência real entre as pessoas e entre as pessoas e a natureza fora dos ambientes virtuais. Ele falou da felicidade em poder compartilhar momento tão importante da vida acadêmica dos formandos do IFG Aparecida e parabenizou os novos profissionais, seus pais, os professores e servidores administrativos do câmpus.

Respeito, equilíbrio, apoio e emoção

Anunciando-se como “mulher negra, travesti, periférica e umbandista”, a oradora do curso de Licenciatura em Dança, Flávys Guimarães (foto), fez uma defesa ao respeito e à compreensão de todas as formas de existência, bem como à equidade entre as pessoas, o que ela destacou acreditar ser possível por meio da Educação. Flávys enalteceu suas colegas formandas, falou do empenho que tiveram para concluir o curso e citou a pluralidade do significado de feminismo e amizade. O orador da turma de Engenharia Civil, Tchevort dos Santos Dias Marinho Rodrigues, destacou a responsabilidade das atribuições dos engenheiros e ressaltou que elas não se limitam às habilidades técnicas. Ele falou da importância de se buscar um equilíbrio entre o progresso e a preservação.

Representando a turma de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, a oradora Ingredy Batista Rodrigues falou da diversidade e do companheirismo da turma e citou teóricos da Educação que ajudou os então estudantes e entender o caminho que trilhariam como profissionais. Ela lembrou dificuldades atravessadas na pandemia de Covid-19 e do apoio dado pelo IFG todos os estudantes, inclusive com computadores aos mais carentes, para manter a qualidade das aulas remotamente. Ingredy encerrou seu pronunciamento com um agradecimento a Deus. Os três oradores falaram de lembranças, amizades, conhecimentos adquiridos, gratidão aos pais e a servidores do IFG -- em especial os professores -- e a importância da educação pública.

Na entrega dos “canudos” que simbolizam o diploma aos formandos, uma circunstância especial emocionou integrantes da mesa-diretiva e parte da platéia. O mestre de cerimônias, papel desempenhado pelo professor Kelio Junior Santana Borges, convidou ao palco a gerente de administração do Câmpus Aparecida de Goiânia, Raíssa Regis da Silva, para entregar o diploma à sua mãe, Marlene Gomes da Silva (foto), formanda em Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.

Anfiteatro lotado

Integraram a mesa-diretiva da solenidade de formatura, o diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, que esteve representando a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Mara Lina Rodrigues, a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, professora Luciana Gomes Ribeiro; a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Murilo Meiron de Pádua Soares; e o coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, técnico-administrativo Flávio dos Santos Silva.

Convidados dos formandos lotaram toda a plateia inferior e parte da superior no Anfiteatro Municipal Luiz José Costa, também conhecido como Anfiteatro Cantor Leandro, no município de Aparecida de Goiânia. A cerimônia teve a participação de intérpretes de Libras, que fizeram a tradução do evento ao público e aos formandos, que tinham uma jovem surda entre os novos pedagogos bilíngues.

Veja mais imagens da cerimônia

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia