Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do curso técnico em Alimentos elaboram cartilha para auxiliar leitura de rótulos nutricionais
Pesquisa

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 13h24 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 12h04

A cartilha é resultado de projeto coordenado pela professora Diva Garcia e está sendo divulgada via redes sociais

Um grupo de três estudantes do terceiro ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos elaborou uma cartilha virtual que trata da nova rotulagem de alimentos, definida pela resolução RDC n.429/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O material está sendo distribuído virtualmente pelas alunas e também nas redes sociais do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, com o objetivo de levar à população informações sobre como identificar o valor nutricional dos alimentos nos respectivos rótulos, em conformidade com a referida resolução.

A “Cartilha Educativa sobre a Nova Rotulagem Nutricional” é resultado de projeto de pesquisa coordenado pela professora Diva Garcia. Da pesquisa, intitulada “Avaliação de rótulos de alimentos embalados e elaboração de uma cartilha educativa: uma abordagem frente à nova rotulagem nutricional”, participam as estudantes Clara Beatriz Ribeiro, Eduarda Silva e Valesca Guedes. O trabalho de pesquisa buscou identificar quais produtos embalados encontravam-se com a rotulagem adequada às normas sobre rotulagem nutricional frontal e modelo de tabela nutricional.

As estudantes avaliaram rótulos de nove grupos de alimentos disponíveis em dois supermercados de grande fluxo do município de Aparecida de Goiânia: alimentos infantis, bebidas não alcoólicas, chocolates e produtos de confeitaria, leite e derivados, massas e produtos de panificação, óleos e gorduras, produtos cárneos, produtos de frutas e hortaliças, temperos e condimentos. Ao todo, foram avaliados rótulos de 54 alimentos e a pesquisa está em fase de conclusão.

A cartilha educativa decorrente da pesquisa foi elaborada para distribuição em um formato de folheto, tendo ganhado medidas diferenciadas dependendo da mídia em que é apresentada. As estudantes pesquisadoras vão trabalhar também na escrita de um artigo científico sobre o trabalho.

Imagens da cartilha em formato Panfleto:

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia