Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e egressas do curso de Licenciatura em Dança do IFG formam coletivo artístico
Dança

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 10h53 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 10h57

O Projeto de Incubadora Artística em Dança (PIADA) fez duas apresentações na abertura da I Semana de Educação da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, nesta segunda-feira, 3 de julho

Trabalhos do Projeto de Incubadora Artística em Dança que fizeram a abertura do I Seminário de Educação de Pedagogia Bilíngue no IFG Aparecida no dia 3 de julho

Dois trabalhos do Projeto de Incubadora Artística em Dança (PIADA) foram apresentados no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia na noite desta segunda-feira, 3 de julho, na abertura do I Seminário em Educação da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. A encenação foi feita com a performance “O que daqui me chega” e também com a estreia de “Adnub”

O Projeto de Incubadora Artística em Dança é um coletivo, formado em 2022, por artistas estudantes e egressas do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás. A dançarina e aluna do curso de Licenciatura em Dança, Viviane Reis, conta que o PIADA nasceu no espaço acadêmico do próprio IFG, “com integrantes sendo alunes e ex- alunes da Licenciatura em Dança e com a direção da professora Luciana Ribeiro”. Segundo Viviane, a expectativa do grupo é de se fazer estar em vários outros espaços que não só o da Instituição. “Nossos trabalhos são diversos, assim como os nossos integrantes da incubadora”, informou.

A proposta do PIADA é criar trabalhos “a partir de poéticas contemporâneas e releituras de produções de dança ancoradas na ampla modernidade. Tem como propósito dar contornos produtivos artísticos e econômicos para os trabalhos de dança, inserindo-os nos contextos sociais considerando o campo investigativo do mundo do trabalho”.

Sinopses das apresentações feitas na abertura do I Seminário de Educação da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e respectivas fichas técnicas:

O que daqui me chega

A vida das mulheres árabes, em particular os episódios violentos contra as mulheres iranianas que não se adequam aos padrões de vestimenta da chamada polícia da moralidade, de encontro com a violência contra as mulheres no Brasil, são o mote do trabalho. É uma proposta contemporânea com elementos da dança do ventre.

Performance: Cinara Santana

Direção-geral: Luciana Ribeiro

ADNUB

As protagonistas desse trabalho se colocam à mesa de debates. Querem pautar questões e apresentar pontos de vista. O que nos apresenta? O que chega a mim? Está em mim ou nelas? O que se sustenta é meu ou delas?

Performance: Viviane Reis e Ysa Cardoso

Direção-geral: Luciana Ribeiro