Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Engenharia Civil e do curso EJA Alimentos compartilham experiências em visita técnica
Visita Técnica

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 13h06

Três turmas do curso de Engenharia Civil e uma turma do curso Técnico Integrado em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos visitaram usina fotovoltaica na cidade de Araçu (GO)

Estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil e também do curso Técnico Integrado em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) fizeram juntos uma visita técnica que enriqueceu, nas diferentes especificidades de seus cursos, os conhecimentos teóricos que receberam nas aulas do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia nas áreas de geração de energia e de sustentabilidade ambiental. Acompanhados dos professores Tiago Godoi Ribeiro e Moisés Gregório da Silva, os estudantes visitaram, no dia 23 de junho, uma usina fotovoltaica da empresa BC Energia, localizada no município de Araçu (GO).

A empresa visitada atua na área de geração de energia elétrica através de fontes renováveis, por meio de uma estrutura própria de usinas distribuídas em diferentes pontos na Região Centro-Oeste do país. A BC Energia não comercializa placas fotovoltaicas, sendo suas usinas utilizadas para geração de energia que é levada às redes de distribuição nos estados.

Participaram da visita à usina em Araçu, alunos do 5º, 7º e 10º períodos do curso de Engenharia Civil e também do 4º período do curso Técnico em Alimentos EJA. Eles conheceram as instalações que atuam no processo de geração e distribuição de energia e ouviram explicações de técnicos especializados no assunto.

Vivência integradora

O professor Tiago Godoi explica que tanto para os alunos da EJA como para os da graduação, a visita proporciona a vivência de integrar o que foi aprendido na teoria com a prática. “Ajuda no entendimento do cotidiano do trabalho. Nesse caso específico, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma usina que funciona também como um laboratório de teste de novas tecnologias na geração fotovoltaica de energia elétrica”, destacou Tiago. O professor considera que o fato de a usina visitada funcionar como um laboratório de pesquisas e testes de novas tecnologias é um grande diferencial para os estudantes.

O professor agradeceu, em nome do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, a parceria firmada com a BC Energia, que se colocou aberta para receber visitas de outras turmas de estudantes e se dispôs a vir ao câmpus para palestras sobre geração e distribuição de energia e sobre novas tecnologias existentes na área.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia