Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Planejamento Pedagógico discute educação integrada, questão racial e outros assuntos
Planejamento Pedagógico

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 12h32 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 09h19

O encontro foi iniciado na terça-feira, 1º de agosto, e prossegue até sábado

Mesa que conduziu as discussões sobre a Resolução 169/2023 na manhã de quarta-feira, 3 de agosto

Professores do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e servidores técnico-administrativos do Departamento de Áreas Acadêmicas do câmpus estão estudando e discutindo na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto, a Resolução 169/2023, aprovada pelo Conselho Superior do IFG este ano. A reunião está sendo realizada no miniauditório B do IFG Aparecida e integra programação da Semana de Planejamento Pedagógico do semestre 2023/2, iniciada na terça-feira e que prossegue até sábado. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, destaca que o estudo da Resolução pelos docentes é fundamental, devido ao conteúdo que representará grande impacto nos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado.

A Resolução 169/2023 dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFG. Tais diretrizes orientam os princípios epistemológicos, os fundamentos, os critérios e os procedimentos a serem observados na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs), bem como no desenvolvimento e na avaliação dos cursos de Ensino Médio Integrado da Instituição. As discussões foram conduzidas pelos professores Marcos Flávio Mércio de Oliveira, Mara Lina Rodrigues e Raul Vítor Rodrigues Peixoto

Os docentes e técnicos administrativos participantes do Planejamento Pedagógico avançam a discussão no período vespertino, quando vão formular contribuições para análise da metodologia para construção dos novos PPCs do Ensino Médio Integrado. O professor Marcos Flávio informou que ao longo do semestre 2023/2 serão realizadas reuniões para discutir a reformulação dos Projetos Pedagógicos. Segundo ele, o início de implantação da Resolução 169/2023 está previsto para o ano 2025.

Abertura

A abertura da Semana de Planejamento Pedagógico na terça-feira, 1º de agosto, foi conduzida pela Comissão Permanente de Políticas da Igualdade Racial (CPPIR) do IFG - Câmpus aparecida de Goiânia, coordenada pela professora Keith Daiani da Silva Braga, sendo integrada também pela técnica administrativa Kamilla Assis Tavares. O momento foi marcado por uma apresentação sobre racismo institucional e uma discussão sobre como as instituições podem enfrentar desafios e atender às políticas de acesso e combater situações de racismo. Os debates tiveram também a participação do coordenador da implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFG Aparecida, professor Wellington Cardoso de Oliveira.

O primeiro dia do encontro contou também com pronunciamentos de boas-vindas e informes do diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Gláucia Rosalina Vieira; e a gerente de Administração, técnica administrativa Raíssa Régis da Silva. Na quarta-feira, os participantes da Semana de Planejamento Pedagógico fizeram uma contextualização da educação profissional e tecnológica de nível médio nos institutos federais em geral e, em especial, no IFG. Nesses dois dias foram também realizadas reuniões de coordenadores com os colegiados de cursos, incluindo os de nível superior, para discussão de questões específicas.

Na sexta-feira e no sábado, os professores realizam planejamentos individuais. A programação da atividade prevê também trabalhos específicos dos docentes em cargos de gestão.

Programação Completa da Semana de Planejamento Pedagógico 2023/2

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia