Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra reúne estudantes do Ensino Médio Técnico em reflexões sobre a adolescência
Estudantes

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 12h40 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 12h40

Proferida pelo psicólogo Luciano Alvarenga Montalvão, a atividade foi organizada pela CAPD e abordou questões sociais e emocionais que envolvem a adolescência

Questões sociais e emocionais relativas à adolescência foram objeto de reflexão com estudantes de nove turmas dos três cursos do Ensino Médio Técnico em Tempo Integral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia na manhã desta segunda-feira, dia 14 de agosto. A palestra “Adolescência, Escola e Saúde Mental”, proferida pelo psicólogo e Doutor em Educação Luciano Alvarenga Montalvão, foi esclarecedora e instigadora de manifestações dos estudantes sobre o tema. A atividade, organizada pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) do IFG Aparecida, foi alusiva ao Dia do Estudante, comemorado dia 11.

Luciano Alvarenga é servidor do Instituto Federal de Goiás no Câmpus Goiânia Oeste. Ele fez uma apresentação que destacou o “mundo em transformação”, em que novas tecnologias se misturam a crises ambiental e no mundo do trabalho, novas formas de interação social e novas configurações familiares, entre outros pontos. Ele comentou que muitas vezes a escola do século XXI não conseguem acompanhar as mudanças da contemporaneidade. O psicólogo falou da adolescência como construção da cultura e comentou que os sintomas mais presentes atualmente nos consultórios são os relativos a crise de pânico, além de ser verificada também as presença de transtornos alimentares, automutilação, compulsões, depressão e outros.

O palestrante destacou que tais sintomas podem nascer de fatores como a individualização dos problemas, competição, patologização de comportamentos desviantes, entre outros. Ele ressaltou a importância da “escuta” do sofrimento psíquico e apontou que alguns caminhos podem ser o de repensar o papel do professor e da escola, o respeito e a valorização da diversidade e o desenvolvimento do pensamento crítico e do viés cooperativo. Luciano Alvarenga citou a importância dos espaços de socialização, que podem estar na escola, e incentivou os estudantes a também construir esses espaços com organização de reuniões e debates sobre assuntos que são importantes à coletividade.

Após a apresentação, houve também declarações, manifestação de opiniões e perguntas de alunos e servidores do câmpus. Foram abordados assuntos como a angústia, o medo do Enem, a escolha profissional, respeito à diversidade e outros. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, destacou a importância da atividade realizada, no sentido colaborar com a redução de adoecimentos de alunos e servidores. A pedagoga Maria Etevalda Batista da Silva, da CAPD, falou do valor do momento para pensar e repensar questões que envolvem o cotidiano dos estudantes.

Imagens da palestra

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia