Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida recebe estudantes intercambistas da Itália
Internacionalização

IFG Aparecida recebe estudantes intercambistas da Itália

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 12h54 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 12h54

Emiliano Ramponi (centro) já iniciou suas aulas e outra estudante de seu país chegará em setembro. Ambos com 16 anos, estão matriculados no 2º e no 1º ano, respectivamente, do curso Técnico Integrado em Química

Estudante intercambista Emiliano Ramponi, com o coordenador do curso Técnico Integrado em Química e com o representante de Relações Internacionais do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, respectivamente, os professores Raul Vitor Rodrigues Peixoto e Douglas Xavier de Andrade

A troca e o enriquecimento cultural possibilitados a estudantes adolescentes por meio de intercâmbios está mais uma vez sendo vivenciada no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Dois estudantes italianos iniciam aulas neste semestre 2023/2. Emiliano Ramponi, 16 anos, começou suas aulas no dia 17 de agosto na turma do segundo ano do curso Técnico Integrado em Química; e Martina Dedin, também de 16 anos, está matriculada no primeiro ano do mesmo curso e chegará ao Brasil no dia 1º de setembro.

Emiliano fica no Brasil por 6 meses e Martina permanecerá no país por 9 meses. Ambos os estudantes realizam o intercâmbio por meio de parceria firmada entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a associação intercultural de estudantes American Field Service (AFS).

Impressões e expectativas

“A escola é muito grande e eu fiquei muito impressionado com isso. Eu gostei muito dos jardins, da academia e dos três blocos. Os professores parecem ser muito bons”, afirmou Emiliano ao comentar suas primeiras impressões sobre o Câmpus Aparecida de Goiãnia do IFG. Ele acrescentou que os colegas estudantes forma muito receptivos com ele: “Eles escreveram para mim no Instagram. São muito bons e legais”, disse.

As expectativas de Emiliano com o intercâmbio que está começando são, principalmente, aprender um novo idioma, conhecer pessoas e fazer muitos amigos, bem como entender como é estudar em uma escola de um pais diferente. “Estou seguro de que, depois dessa experiência, eu vou ser uma pessoa melhor e madura, com uma cultura mais ampla”, acredita.

O atual representante de Relações Internacionais do IFG Aparecida de Goiânia é o professor Douglas Xavier de Andrade. Para ele, o intercâmbio de estudantes proporciona um papel essencial de trocas culturais e acadêmicas. "O intercâmbio estudantil representa uma oportunidade singular para aprimorar habilidades linguísticas, explorar diversas perspectivas culturais e expandir horizontes. Essas experiências desempenham um papel significativo na formação global dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo", destaca o professor Douglas.

Experiências anteriores

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG já recebeu, nos anos de 2018 e 2019, estudantes de países como Hungria, Holanda, Itália, Tailândia, Hong Kong e Alemanha em cursos técnicos integrados ao ensino médio, via parceria com o AFS, e estudantes da Argentina no curso superior de Licenciatura em Dança, por meio de parceria do IFG com a Universidad Nacional de las Artes (UNA). As experiências demonstraram a expansão de perspectivas culturais tanto para os intercambistas como para os colegas que com eles convivem, que também aprimoram conhecimentos linguísticos e projetos pessoais e acadêmicos envolvendo outras culturas.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia