Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gestores do IFG e do IF Goiano participam de formação sobre distribuição orçamentária
Gestão

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 14h43 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 23h01

Os gestores assistiram a palestras de representantes do CONIF e do MEC, que fizeram esclarecimentos sobre aspectos legais e administrativos da legislação que trata do assunto

Reitora do IFG, Oneida Barcelos Irigon, e reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, com gestores das duas instituições no encontro de formação

Aspectos legais e administrativos sobre a distribuição anual do orçamento às instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão sendo discutidos nesta terça-feira, 22 de agosto, por gestores do IFG e do IF Goiano no encontro “Formação de Gestores – Matriz de Distribuição Orçamentária: Portaria MEC nº 646, de 25 de agosto de 2022”. Estão presentes a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes Barcelos irigon, o reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias de Pádua Monteiro, pró-reitores, diretores-gerais e gerentes de Administração dos câmpus das duas instituições. As palestras de formação estão sendo ministradas pelo pró-reitor de Administração e Planejamento do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e atual coordenador do Fórum de Administração e Planejamento (FORPLAN) do CONIF, Leandro Antônio da Conceição, e pela coordenadora-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da SETEC/MEC, Jéssica Cristina Pereira Santos.

De acordo com a Portaria 646/2022, a matriz de distribuição orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica tem por base as informações publicadas pela última versão da Plataforma Nilo Peçanha, considerando número de matrículas, indicadores de qualidade e eficiência e a assistência estudantil. As palestras ministradas por Jéssica Santos e Leandro da Conceição compartilharam com os gestores do IFG e do IF Goiano informações e esclarecimentos a respeito do documento.

“Nós queremos deixar todos na mesma página em relação ao orçamento, que é um instrumento para materializar o planejamento, aplicar os recursos da forma mais eficiente possível”, explicou a representante da SETEC, Jéssica Santos. O coordenador do FORPLAN/CONIF, Leandro da Conceição, declarou que a expectativa do encontro é trazer para o IFG e o IFG Goiano as construções que são feitas no âmbito nacional da Matriz Conif no intuito de proporcionar reflexões sobre a construção de novas políticas educacionais e administrativas.

Eficiência no investimento

A reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, destacou a importância do cumprimento da função social pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aliando-a à aplicação eficiente dos recursos. Ela falou também do valor da consciência de unidade e parceria para o alcance de objetivos comuns. “Hoje nós temos um governo aberto ao diálogo. Então, é preciso unir as forças e lutar pelos dois institutos federais no estado de Goiás”, afirmou. O reitor do IF Goiano reiterou a disposição da caminhada coletiva. “Nós estamos aqui pra ajudar uns aos outros”, afirmou ele ao grupo de gestores presentes.

O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo de Carvalho Rezende, considera que a reunião foi uma iniciativa importante para trazer entendimento e clareza a todos os gestores sobre a aplicação dos recursos financeiros. O encontro de formação foi organizado pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do IFG e está sendo realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia. As apresentações foram iniciadas pela manhã e as discussões sobre o assunto seguem no período vespertino.

Imagens do encontro

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia