Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG divulga o resultado final da seleção de bolsas para os programas de iniciação científica
Início do conteúdo da página
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

IFG divulga o resultado final da seleção de bolsas para os programas de iniciação científica

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 14h45 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 14h45

Segundo os editais das seleções, as atividades de pesquisa dos discentes começam no dia 1º de setembro

imagem sem descrição.

 

Está disponível o resultado final da seleção das bolsas dos programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af), Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/PIBITI/Af). Todos os resultados podem ser acessados na seção de editais da página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ao todo, três editais tratam a respeito dos programas de iniciação científica do IFG.

De acordo com o cronograma retificado das seleções, 31 de agosto é a data-limite para entrega de alguns documentos, como o termo de autorização (somente para alunos menores de 18 anos); termo de compromisso-bolsista; declaração de apresentação de resultados de que não possui vínculo empregatício e de que não possui vínculo acadêmico com outra instituição de ensino (para os estudantes que receberão o auxílio da bolsa); além do termo de compromisso-voluntário para os estudantes voluntários. Segundo os editais, as atividades de pesquisa começam no dia 1º de setembro. A entrega do relatório parcial deve ser feita até 29 de fevereiro de 2024; e até 30 de setembro de 2024, deve ser realizada a entrega do relatório final.

 

Bolsas para alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e EJA

Edital nº 018/2023 trata das bolsas de iniciação científica para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e da EJA. Ao todo, foram ofertadas 150 bolsas para os alunos dessas modalidades. Do total de projetos contemplados, 75 bolsas serão destinadas ao PIBIC-EM-Af, contemplando estudantes dos cursos técnicos de nível médio que ingressaram no IFG por meio do Sistema de Reserva de Vagas; estudantes dos cursos técnicos de nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes que são mães, com filhos com idade de zero a seis anos.

 

Bolsas para estudantes da graduação

Para alunos dos cursos superiores, dois editais tratam da oferta de bolsas. Por meio do Edital nº 19/2023 (PIBIC/PIBIC-Af), são disponibilizadas 63 bolsas, sendo 27 delas para ações afirmativas. O Edital nº 20/2023 , por sua vez, oferta bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Por meio desse edital, os alunos dos cursos superiores podem concorrer a 40 bolsas, sendo 20 destinadas às ações afirmativas (PIBITI-Af).

 

Novos valores

Os valores das bolsas dos programas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação foram reajustados em fevereiro deste ano pelo governo federal. Desse modo, conforme a Portaria do CNPq nº 1.237/2023, as bolsas voltadas aos cursos técnicos integrados e EJA passaram de 100 para 300 reais; e as de graduação passaram de 400 para 700 reais. As bolsas ofertadas terão vigência de doze meses.

 

Confira o resultado final das seleções e outras informações sobre os editais:

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página