Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Artes publica edital para novos alunos
PROFARTES

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 16h42 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 09h37

O PROFARTES é voltado a professores da área de Artes em escolas públicas da Educação Básica e as inscrições serão feitas de 21 a 30 de setembro

Está publicado o edital para seleção de novos alunos ao Mestrado Profissional em Artes - Rede PROFARTES. São disponibilizadas 301 vagas para ingresso em 15 instituições de Ensino em todas as regiões do Brasil, sendo 25 vagas para o Instituto Federal de Goiás (IFG), no Câmpus Aparecida de Goiânia. As vagas do Mestrado PROFARTES são para professores da área de Artes que estejam em exercício em escolas públicas da Educação Básica. Uma novidade na seleção deste ano é que tanto professores efetivos como temporários podem participar.

O edital do processo seletivo para professor foi publicado nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, pelo Conselho Gestor do Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional em Artes / Rede PROFARTES. As inscrições poderão ser feitas no período de 21 a 30 de setembro, por meio de link a ser gerado e divulgado no dia 20 de setembro. Para candidatos a vagas no IFG, as inscrições são gratuitas.

O PROFARTES

O Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo capacitar professores e professoras da rede pública de ensino, na área de Arte para o exercício da docência na Educação Básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

O Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES tem a carga horária total de 420 horas, sendo 360 horas em disciplinas presenciais e 60 horas em disciplina na modalidade educação a distância. A pós-graduação pertence à área de concentração ENSINO DE ARTES e se estrutura em duas linhas de pesquisa: “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes” e “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes”.

Inscrições e seleção

Um roteiro para elaboração de Memorial Descritivo e de Projeto de Pesquisa já está disponibilizado no edital (Apêndice A) aos interessados em se candidatar. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher e enviar Formulário de Inscrição Eletrônico e enviar os documentos exigidos no edital, o Memorial Descritivo, o Projeto de Pesquisa e Currículo Lattes. Informações sobre normas e envio dos arquivos estão detalhadas no edital.

As inscrições validadas serão divulgadas no dia 9 de outubro. A avaliação dos candidatos será feita em três etapas: análise de memorial descritivo, análise do projeto e prova de arguição mediante entrevista a ser realizada no período de 8 a 24 de novembro. O resultado final da seleção será divulgado no dia 11 de dezembro e o início das aulas em 2024 terá data definida por cada instituição.

Mais informações sobre o processo seletivo para o Mestrado Profissional em Artes - Rede PROFARTES podem ser conferidas no edital.

Inscrições: 21 a 30 de setembro/2023.

Acesse o edital pela página do programa, no IFG:

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia