Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores e alunos de Pedagogia Bilíngue participam de reunião e de eventos do INES
Acessibilidade

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h04 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h29

O IFG contou com representantes na reunião de coordenadores de polo do curso de Pedagogia EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nos dias 25 e 26/09, e também no XXII Congresso Internacional e Seminário Nacional de Educação de Surdos, que está sendo encerrado nesta sexta-feira, 29 de setembro

Diálogos e trocas de experiências estão sendo vivenciados por professores e alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás (IFG) no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O coordenador de polo do curso de Pedagogia EaD do INES no IFG, professor Diego Leonardo Pereira Vaz; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, participaram de reunião de representantes de polos na segunda e na terça-feira, dias 25 e 26 de setembro. Com outros servidores e com alunos do IFG estão integrando também, desde quarta-feira, 27, até esta sexta, o XXII Congresso Internacional e Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (COINES).

Participaram do encontro de coordenadores de pólo do INES, 26 representantes, sendo dois de cada um dos 13 polos do curso de Pedagogia EaD distribuídos pelo país. A programação incluiu debates sobre tutoria, bolsas de pesquisa, currículo, formação de docentes surdos, estágios, convênios, infraestrutura e tecnologias educacionais para a EaD, entre outros temas. A professora Waléria representou o diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, junto à coordenação geral do curso no INES.

Congresso

O XXII Congresso Internacional e Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (COINES) está sendo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem o tema "Material Didático Bilíngue na Educação de Surdos". Ao todo 21 alunos do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG estão participando presencialmente do evento, assistindo palestra e também apresentando pôsters com resultados de pesquisas realizadas. Além dos professores Diego Leonardo e Waléria Vaz, estão também presentes os professores Thiago Cardoso Aguiar e Joana Cristina Neves de Menezes Faria e, ainda, a gerente de Administração do IFG Aparecida, Raíssa Regis da Silva, que é pedagoga bilíngue.

O INES é a primeira escola de surdos do Brasil, fundada em 1857. As atividades celebram a semana de aniversário da Instituição e integra também as ações organizadas por docentes e discentes do IFG nas comemorações do Setembro Azul, considerado o mês da visibilidade surda. O Instituto Federal de Goiás também é protagonista na história de valorização da comunidade surda, tendo sido uma das primeiras instituições do país e a primeira de Goiás a implantar um curso presencial de Pedagogia Bilíngue.

Álbum de fotos

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia