Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais começa em Goiânia
Início do conteúdo da página
JIF 2023

Etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais começa em Goiânia

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 15h41 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 15h41

Abertura aconteceu nesta segunda-feira, 2. Disputas serão realizadas em Goiânia até o dia 6 de outubro

Delegações desfilam no Clube Ferreira Pacheco
Delegações desfilam no Clube Ferreira Pacheco

Foi realizada no início da noite desta segunda-feira, 2 de outubro, a solenidade de abertura da Etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais. Equipes de atletas dos institutos federais da região Centro-Oeste já estão em Goiânia para participar dos jogos internos (JIF 2023), cujos primeiros jogos começam nesta terça-feira, 3 de outubro. 

Nesta edição, o Instituto Federal de Goiás (IFG) é o anfitrião da disputa, que vai contar com a participação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Instituto Federal do Mato Grosso Sul (IFMS) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

Na solenidade de abertura da etapa Centro-Oeste do JIF 2023, estiveram presentes a reitora do IFG, Oneida Irigon; o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro; o coordenador do Escritório Estadual de Goiás, do Ministério da Cultura, Milton José Gonçalves Júnior; a pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília, Dienne Ellen, representando a reitora do IFB, Veruska Ribeiro Machado. Participaram também o coordenador de Eventos do IFG, Kelio Junior; o diretor executivo do IFG, Tauã Carvalho de Assis; e o aluno Manoel do Carmo,  representante do Centro Acadêmico do curso de Física do Câmpus Goiânia. A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, que não pôde ir ao evento, enviou um vídeo que foi transmitido durante a cerimônia. 

 

Simbolismo e respeito

A solenidade de abertura do JIF Centro-Oeste contou com uma apresentação do grupo de dança Corpo Composto, formado por discentes do Câmpus Aparecida de Goiânia. Logo após aconteceu um momento bastante simbólico dos jogos: o acendimento da pira olímpica. A responsável por entrar com a tocha, que é um elemento bastante simbólico que remete à origem dos jogos olímpicos na Grécia Antiga, foi a atleta do Câmpus Goiânia Oeste, Geovana Neves. 

Aluna do Câmpus Goiânia Oeste, Geovana Neves, acende a pira olímpica durante a solenidade

 

Aluno do Câmpus Iporá do IF Goiano, Vitor Breno Neves, durante o juramento no JIF Centro Oeste 2023

Já o juramento, outro momento tradicional dos Jogos, foi proferido pelo aluno do Câmpus Iporá do IF Goiano, Vitor Breno Neves. O juramento foi acompanhado pelos demais atletas presentes no Clube Ferreira Pacheco. Em seu juramento, Vitor e os demais atletas destacaram o respeito aos colegas e às regras, além da promoção da confraternização e da união dos estudantes. Nas palavras de Vitor: “juro participar dos jogos dos Institutos Federais de Educação , Ciência e Tecnologia como competidor leal, respeitando os demais colegas, as regras e os regulamentos que regem a competição e, principalmente, promovendo a confraternização e a união entre as equipes para a glória dos jogos”.

 

Importância do JIF 

A reitora do IFG, Oneida Irigon, durante o seu discurso, ressaltou a importância do JIF e lembrou:  “o JIF é um evento esportivo e cultural que reúne talentos de toda a nossa região Centro-Oeste, promovendo a integração entre os estudantes dos institutos federais “. Como destacou a docente, “com os jogos não celebramos apenas a prática esportiva, mas também a excelência acadêmica de uma formação integral e o compromisso com a educação”. 

Lembrando que o evento volta depois de seis anos sem realização e enfatizando a importância deste momento, a reitora ressaltou: “queremos que se sintam bem-vindos e bem-vindas no IFG. Desejamos a todos os participantes muita sorte, sucesso, alegria , solidariedade e empatia em suas provas e competições. Que cada momento vivido durante os jogos seja um lembrete de que vale a pena se empenhar em nossos objetivos, superar desafios e buscar a excelência em tudo o que fazemos”.



Modalidades

Durante os cinco dias de competições, o JIF Centro-Oeste promoverá jogos  das seguintes modalidades esportivas: voleibol, vôlei de praia, futebol de campo, basquete, futsal, tênis de mesa, handebol, judô, atletismo, natação e xadrez. As competições serão realizadas no Sesi Multiparque Ferreira Pacheco, exceto as provas de atletismo, que acontecerão na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Os atletas disputam uma classificação na Etapa Nacional dos Jogos do Instituto Federal. Neste ano, o JIF acontece em Fortaleza (CE), entre os dias 23 e 27 de outubro.

O IFG, por sediar os jogos, será representado por dois times: o do IFG e outro denominado Sede. Nesta terça-feira, 3 de outubro, já começam os jogos de várias modalidades. O primeiro dia terá vôlei, vôlei de praia, futsal, basquete (feminino e masculino), handebol masculino, além da primeira rodada do xadrez, a pesagem do judô e as competições do tênis de mesa individual.

 

Para conferir as informações sobre os outros dias, acesse a tabela de jogos: http://www.ifg.edu.br/attachments/article/159/Tabela%20JIF%20Centro-oeste%202023.pdf 

Acesse as fotos no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFG.oficial&set=a.705245994975187

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página