Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica estão abertas
MOBILIDADE

Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica estão abertas

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 15h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 18h59

Alunos de cursos superiores do IFG podem se inscrever até o dia 27 de outubro

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica (PMIPES-GO). O Programa propicia aos graduandos a possibilidade de cursar componentes curriculares de seu curso em instituição diferente da sua de origem. Além do Instituto Federal de Goiás, participam do PMIPES o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat).

Neste ano, as inscrições para participação estão abertas até 27 de outubro (para estudantes do IFG que desejam ir para outras instituições) e até 31 de outubro (para estudantes de outras instituições que pretendem vir para o IFG).

O acordo de cooperação entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES-GO) prevê uma mobilidade acadêmica parcial. Por meio dela, o estudante cursará concomitantemente componentes curriculares na instituição de origem e de destino, limitada a dois componentes curriculares por semestre em uma única instituição diferente da sua de origem.

Condições de participação

Para os estudantes do IFG, o primeiro passo é se certificar de que a IPES para a qual deseja ir oferece as disciplinas que o discente do IFG tem interesse, bem como se as disciplinas que quer cursar poderão ser aproveitadas na instituição de origem. Também é importante informar-se com a coordenação do curso de destino se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa, além de receber daquela o ementário previsto no projeto de curso, que irá subsidiar a coordenação no IFG a deliberar quais serão as disciplinas a serem solicitadas;

O rol de disciplinas, contido no formulário de solicitação, deverá ser articulado pelo estudante sob orientação direta da coordenação, a fim de que as disciplinas cursadas durante a mobilidade sejam aproveitadas em sua totalidade após o retorno, não necessariamente como componente curricular obrigatório.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir à coordenação do seu curso no IFG para preencher com seu coordenador o formulário de solicitação da participação no Programa IPES-GO.

No âmbito do IFG, podem participar do programa alunos dos cursos superiores que estão regularmente matriculados. Para que o estudante se candidate, ele precisa ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Todas as informações sobre o que o discente deve fazer, tanto o estudante do IFG quanto das outras instituições participantes, podem ser conferidas na página do PMIPES (clique aqui e acesse). As inscrições para cursar disciplinas no primeiro semestre letivo de 2024 devem ser feitas pelo Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP).

PMIPES

Resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre o IFG, o IF Goiano, a UEG, a UFG, a UFJ e a UFCat, o Programa de Mobilidade Acadêmica tem o objetivo de possibilitar que o discente da graduação curse componentes curriculares em uma instituição diferente da sua de origem. O Programa, nesse sentido, prevê que as disciplinas cursadas devem ser aproveitadas no currículo do estudante.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria