Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gestores de referência nacional na educação de surdos visitam o Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG
Educação Bilíngue

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 14h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 16h25

Representantes do MEC, do INES e do IFSC estão em Goiânia participando do V Seminário de Educação Bilíngue de Surdos de Goiás e visitaram escolas bilíngues e escolas de educação de surdos da região metropolitana

Professora Flávia Pinheiro (IFG); diretora-geral do IFSC - Campus Palhoça Bilíngue, Eliana Bär; coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue (IFG), Waléria Vaz; Assessora da Diretoria do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Luciane Cruz; professora Edna Misseno (FE/UFG); diretor de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos (DIPEBS/SECADI/MEC), Falk Soares; e gerente de Administração do IFG Aparecida, Raíssa Regis

O Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu nesta quinta-feira, 5 de outubro, a visita de gestores públicos de referência nacional na área da educação de surdos. O diretor de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DIPEBS/SECADI/MEC), Falk Soares Ramos Moreira; a assessora da Diretoria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Luciane Cruz; a diretora-geral do Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Eliana Bär; estão participando do V Seminário de Educação Bilíngue de Surdos de Goiás, que está sendo realizado em Goiânia pelo Fórum Goiano em Defesa da Educação Bilíngue Libras / Português Escrito. A visita foi conduzida pelas professoras Edna Misseno Pires, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás (IFG).

As professoras Waléria e Edna integram a comissão de organização de palestrantes do Seminário de Educação Bilíngue e estão apresentando aos gestores as escolas de referência na educação de surdos e de educação bilíngue instaladas na região metropolitana de Goiânia. Além do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, foram feitas visitas também à Escola Bilíngue de Surdos de Goiás, à Associação de Surdos de Goiânia e ao Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). No IFG Aparecida de Goiânia, a visita foi acompanhada pela gerente de Administração, Raíssa Regis da Silva; e pela professora de Fundamentos e Metodologias de Ensino da Matemática na Pedagogia Bilíngue, Flávia de Almeida Pinheiro.

Os visitantes estiveram no prédio administrativo, onde conheceram a Biblioteca, a exposição fotográfica Olhares pra Dança - do Triêro Centro de Pesquisa e Documentação em Dança, a sala dos intérpretes de Libras e a chefia de gabinete da Direção-Geral; foram também ao restaurante estudantil e aos blocos B e C, onde estão o Laboratório de Línguas, o Laboratório Revoluti (utilizado nas aulas de Pedagogia EaD do INES, que tem o IFG como um de seus polos no país), o Laboratório de Ensino da Pedagogia Bilíngue e a Bilingoteca, que abrigam brinquedos educativos construídos por estudantes do curso com foco na educação bilíngue.

Marcas e parcerias

Os visitantes deixaram as marcas de suas mãos no Bloco C, pintadas com tintas coloridas, onde várias outras mãos também já estão registrando o apoio à educação bilíngue. A coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Vaz, explica que o traçado de mãos coloridas nos prédios do IFG Aparecida dá visibilidade à língua de sinais como língua de instrução. “Hoje, nós vamos muito além da inclusão. A educação bilíngue afirma a identidade da pessoa surda e valoriza a língua e a cultura da comunidade surda”, afirmou Waléria.

O diretor de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos do MEC, Falk Soares Ramos Moreira, avaliou que foi muito positiva a visita no IFG e conhecer as metodologias de ensino que podem ser trabalhadas na educação de surdos. “São muito importantes espaços como este no IFG para futuramente termos mais escolas bilíngues para surdos”, disse. Ele acrescentou que é "importante ressaltar a modalidade de ensino Educação Bilíngue agora presente na LDB 9394/96, alterada pela Lei 14191/21, garantindo os Direitos Linguísticos dos Surdos". A representante do Instituto Nacional de Surdos, Luciane Cruz, comentou estar achando ótimas as visitas nas escolas bilíngues e escolas de educação de surdos. Ela destacou que é “maravilhosa” a estrutura do IFG Aparecida e que as experiências de Goiás estão muito boas.

A diretora-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, Eliana Bär, declarou que as visitas estão sendo muito significativas. O Câmpus Palhoça Bilíngue é a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na modalidade bilíngue Libras/Português no itinerário de seus cursos e a professora Eliana avalia que é importante a troca de experiências com o Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, que é uma instituição parceira, conforme afirmou. Para a professora Edna Misseno Pires, da UFG, que está conduzindo as visitas com a professora Waléria Vaz, do IFG, a troca de experiências nas visitas e diálogos é muito importante. “São pessoas estão envolvidas com a educação de surdos em nosso país e as parcerias são importantes porque nosso objetivo é um só”, disse Edna.

Álbum de fotos da visita

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia