Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores podem se inscrever para fazer parte do Comitê de Ética em Pesquisa
Ética

Servidores podem se inscrever para fazer parte do Comitê de Ética em Pesquisa

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 09h46

Objetivo do edital publicado é selecionar cinco membros que irão atuar no colegiado. Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro

A Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), publicou a chamada para recomposição do Comitê de Ética em Pesquisa do IFG. De acordo com o edital publicado, o objetivo é selecionar servidores da Instituição para atuar como membros do colegiado. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 24 de outubro pelo Sistema Unificado de Seleção (SUSE).

Segundo o edital, serão selecionados cinco membros para as vagas das seguintes áreas do conhecimento, conforme o quadro a seguir:

O mandato dos membros do colegiado do CEP/IFG é de três anos, sendo permitidas reconduções. O exercício da função de membro será considerado como atividade voluntária do servidor e será referendado a partir de portaria emitida pelo IFG.

No caso de descontinuidade do mandato pelo membro selecionado por esta chamada pública, assumirá a vaga o servidor classificado para o cadastro de reserva na posição subsequente ao do candidato desistente, respeitando os critérios elencados no item 5 deste edital.

Participação e inscrição

Para participar desta seleção, é preciso ser servidor efetivo do IFG, possuir o título de doutor ou de mestre e estar em exercício pleno de suas atividades. É importante destacar que estão vedadas as participações de servidores que estejam licenciados ou afastados por qualquer motivo. No caso de participação de aposentados, é preciso que o interessado atue como docente permanente de algum programa de pós-graduação da Instituição. Além disso, é preciso ter disponibilidade de tempo para assumir as atribuições pertinentes à função de membro do CEP/IFG.

O servidor deve realizar sua inscrição por meio do Sistema Unificado de Seleção (SUSE), preenchendo o formulário disponibilizado e anexando os documentos solicitados no edital. Confira o cronograma da seleção:

Comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa do IFG é uma instância colegiada, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa, independente, interdisciplinar, subordinada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e vinculada à estrutura administrativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.

Ao Comitê compete a análise de protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, inclusive os multicêntricos, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas pesquisas; a guarda confidencial de todos os dados obtidos e arquivamento do protocolo completo por um período de cinco anos após o encerramento do estudo; o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos por meio de relatórios periódicos dos pesquisadores e/ou outros procedimentos; entre outras ações.

Saiba mais sobre o Colegiado, clicando aqui.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.