Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ex-alunos e professores do curso de Engenharia Civil do IFG Aparecida recebem o Prêmio Crea de Destaque Acadêmico
Prêmio

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 11h19 | Última atualização em Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 12h25

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG ficou com a 5ª e a 10ª colocações do concurso, que é inédito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás

Professor Arlam Carneiro e o ex-aluno Sávio Pereira (3º e 5º da esquerda para a direita, respectivamente) no momento em que receberam os certificados de Destaque Acadêmico. Os professores Thiago Mendes (IFG) e Gilson Gitirana (UFG) não estão na foto, mas são coautores do artigo premiado e também receberam os Certificados. Autoria da foto: CREA/GO

O artigo “Estudo da Relação entre Curvas Granulométricas e Curvas Características Solo-Água Utilizando Programação Computacional” de autoria dos engenheiros civis Sávio Aparecido dos Santos Pereira, Arlam Carneiro Silva Júnior, Thiago Augusto Mendes e Gilson de Farias Neves Gitirana Junior recebeu o 5º lugar no 1º Prêmio Crea de Destaque Acadêmico. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sávio Pereira no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Os professores Arlam Carneiro e Thiago Mendes foram orientadores da pesquisa de Sávio no TCC. Atualmente, o professor Thiago está lotado no Câmpus Goiânia.

Após a publicação desta matéria, artigo dos engenheiros Sávio Aparecido dos Santos Pereira, Arlam Carneiro Silva Júnior, Thiago Augusto Mendes, Gilson de Farias Neves Gitirana Junior, sobre a mesma pesquisa, tendo participação também do engenheiro Roberto Dutra Alves, foi publicado na conceituada revista “Geotechnical and Geological Engeneering”, da categoria A2 no Qualis e que divulga trabalhos nas áreas de engenharia de solos e rochas e também de geologia aplicada às indústrias de engenharia civil, mineração e petróleo. Clique para acessar o artigo

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG figura também na 10ª colocação do Prêmio, com o artigo “Análise da Interação Solo-Estrutura de uma Edificação Unifamiliar Assentada em Diferentes Perfis de Solos”, de autoria dos engenheiros Iury Costa Barros e Arlam Carneiro Silva Júnior. O artigo também é fruto do TCC de Iury Barros no curso de Bacharelado em Engenharia Civil, sob orientação do professor Arlam Carneiro.

O 1º Prêmio Crea de Destaque Acadêmico foi criado, conforme informa o site do Conselho, com o objetivo de valorizar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos por estudantes das áreas afetas ao Sistema Confea/Crea. De todos os trabalhos recebidos pela instituição para esse concurso, foram selecionados 51 para publicação. Dentre esses, dez foram selecionados para receber o Certificado de Destaque Acadêmico.

A premiação das cinco primeiras colocações foi realizada na tarde de segunda-feira, 27 de novembro, durante a 886ª Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, em que também houve a votação para o cargo de diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas - Goiás. “Este prêmio é uma demonstração do reconhecimento que temos, de que a proximidade com a academia é imprescindível”, afirmou o presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira.

Relação dos 10 primeiros colocados no 1º Prêmio Crea de Destaque Acadêmico

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia