Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto estimula visão crítica sobre relações sociais em debate com alunos de 3º ano dos cursos técnicos
Interdisciplinaridade

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 13h36 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 12h29

Integrado por dez professores, a ação terá segunda etapa em agosto

Os coordenadores do "Terceirão Cabuloso" 2017, professores Marcelo Andrade e Douglas Xavier, durante apresentação do projeto no início do encontro

Diferentes perspectivas de análise sobre relações sociais foram apresentadas nesta quinta-feira, 22, por professores dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em debate com alunos de terceiro ano, no projeto “Terceirão Cabuloso”. Com o tema “Elos e contratos sociais: as relações interpessoais na contemporaneidade”, os docentes proporcionaram aos alunos observar o nexo interdisciplinar existente entre as diferentes áreas do conhecimento na abordagem do tema trabalhado.

O projeto Terceirão Cabuloso é integrado por dez professores: Diva Mendonça Garcia, Douglas Xavier de Andrade, Glaucia Rosalina Machado Vieira, Kélio Junior Santana Borges, Lillian Pascoa Alves, Marcelo Francisco de Andrade, Marcos Flávio Mércio de Oliveira, Marisa Alves Vento, Marlei de Fátima Pereira e Raul Vitor Rodrigues Peixoto. O trabalho existe desde 2014, sempre em duas edições anuais, trazendo temas atuais e significativos para o cotidiano dos alunos. Os coordenadores do projeto em 2017 são os professores Marcelo Andrade e Douglas Xavier, que anunciam o próximo encontro do ano para a segunda semana de agosto.

Marcelo Andrade conta que o tema de cada ano é decidido conjuntamente, levando em conta alguma particularidade das turmas que mereça ser debatida por meio de uma enunciação integradora. “Nós percebemos que o que é falado toca neles, tem importância para eles. É muito bonito”, comenta o professor Marcelo. Na avaliação do professor Douglas Xavier, os alunos compreendem muito bem que as disciplinas se interligam e aponta que isso melhora inclusive a relação deles com o professor, que não pode ser visto como detentor absoluto de um saber, visto que os assuntos não são restritos à sua área de conhecimento. Os coordenadores explicaram que o objetivo do projeto é possibilitar que o aluno tenha uma visão crítica sobre as possibilidades temáticas ligadas ao assunto central.

Fora da caixa

Entre os debates realizados no encontro, esteve a multiplicidade de papéis e valores que cada indivíduo representa em diferentes espaços sociais. A abordagem, feita pelo professor Kélio Júnior Santana na exposição “O Eu e o Outro na Teoria do Espelho de Lacan”, passou pelos campos da psicologia, arte, mitologia, literatura e outros. Na exposição “A Evolução dos Grupos Sociais e Culturais”, o professor Marcelo Andrade discorreu sobre questões sociais, familiares e de gênero. Ele apresentou um panorama histórico desde as relações tribais até as atuais formas de convivência sociais e familiares, provocando nos estudantes uma reflexão sobre o conceito de família.

O uso das redes sociais para exposição do corpo e de sentimentos foi abordada pela professora Gláucia Rosalina Machado, na apresentação “A Exposição do Corpo nas Redes Sociais: A Moda Fitness”. Ela chamou a atenção para a supervalorização da estética e a mudança de conceitos de beleza no tempo histórico. Gláucia falou da chamada “modernidade líquida”, conceituada pelo filósofo Zygmunt Bauman, para definir características da sociedade no tempo atual.

Foram também palestrantes no primeiro encontro do ano, os professores Marcos Flávio de Oliveira e Raul Vítor Rodrigues Peixoto, que fizeram, respectivamente, as apresentações “Física Quântica e Pensamento Positivo” e “Inteligência Emocional e Horizonte de Expectativa”. Os alunos demonstraram grande interesse pelas discussões e participaram com perguntas e comentários. Bruna Resende, do curso de Edificações, considera que o encontro foi enriquecedor por fazer a conexão entre muitas áreas. Sua colega de turma, Karoline Rocha, comenta que normalmente os estudantes participam de discussões que são muito específicas de seu campo de estudo e que reflexões como as do projeto “Terceirão Cabuloso” são muito interessantes. “Faz a gente sair da caixa”, falou.

Acesse aqui as imagens do encontro

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia