Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Quem Sabe Dança abre inscrições para professores da rede pública de ensino
Capacitação

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 11h21 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 09h29

A ação visa à formação e capacitação de professores da Região Metropolitana de Goiânia

Foram abertas nesta quinta-feira, 1º de março, as inscrições para o projeto Quem Sabe Dança, destinado à formação e capacitação de professores que atuam na rede pública estadual de Educação. Dirigido pelo professor Roberto Rodrigues, do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia, o projeto é uma realização da associação Cultura Cidade e Arte, com apoio do IFG Aparecida. Serão contempladas cinco ações a serem conduzidas por profissionais de Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

A carga horária do curso é de 40 horas e estão sendo oferecidas 25 vagas, sendo 15 para professores de escolas estaduais sediadas no município de Aparecida de Goiânia e as demais para professores de outras regiões. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção, até o dia 20 de março, para o e-mail projetoquemsabedanca@gmail.com. O principal requisito para a seleção é ser professor de dança na rede pública de ensino, mas, caso as vagas não sejam todas preenchidas por esse público, poderão ser contemplados também profissionais da rede privada.

O projeto Quem Sabe Dança tem o objetivo de ampliar e potencializar possibilidades de construção de metodologias de ensino em dança. O professor Roberto Rodrigues explica que a proposta é baseada na troca de saberes e na construção coletiva. A proposta contextualiza o fato de que a cidade de Aparecida de Goiânia carece de maiores investimentos em formação e capacitação para professores da rede pública na área da dança, pela afirmação, valorização e ampliação do campo da arte e do reconhecimento de seu ensino nos contextos formais. “Soma-se a isso o fato de que a formação superior em dança é ainda bastante recente no Brasil”, afirma Roberto Rodrigues, razão que explica a ocorrência de profissionais que atuam na área normalmente serem formados em outros ramos do conhecimento.

A ação Quem Sabe Dança

O projeto será realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás e também em três escolas estaduais: Colégio Estadual Pedro Neca e Colégio Estadual Donato Coutinho de Abreu, localizadas em Aparecida de Goiânia, e Escola Estadual Parque Santa Cruz, em Goiânia. A primeira etapa do projeto acontecerá em três módulos, que envolvem duas palestras com professores pesquisadores em Dança na Educação, três minicursos e três encontros para sistematização de estratégias de ensino. Na segunda etapa, será realizado um acompanhamento contínuo das práticas pedagógicas dos professores das escolas participantes do projeto, como forma de compreender e analisar os desdobramentos, impactos e contribuições das ações de formação e capacitação no cotidiano profissional desses professores.

Confira abaixo, o detalhamento das atividades e o cronograma do projeto:

Módulo I - CICLO DE PALESTRAS

Local: Instituto Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia

Dia 23 de março (sexta-feira) - 14 às 18 horas

Dia 24 de março (sábado) - 9 às 13 horas

Certificação de 16 horas

METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE DANÇA – Prof. Ana Carolina Mendes – DF

DANÇA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO – Prof Silvia Sotter - RJ

Módulo II - MINICURSO DE TROCAS DE SABERES

Três minicursos, com o tema “Dança e Contexto Escolar”, vão contemplar trocas de saberes entre os professores pesquisadores e os professores inscritos no projeto. A proposta é investigar e compartilhar as experiências didáticas concretas dos professores em formação, cruzando-as com as experiências trazidas pelos professores pesquisadores para a criação de estratégias de ensino em dança.

Cada minicurso será realizado em uma das escolas envolvidas no projeto, visando a experimentar possibilidades concretas de atuação em dança utilizando os espaços escolares como forma de enfrentar suas realidades e construir caminhos metodológicos de ensino a partir delas.

Certificação de 12 horas

DANÇA E CONTEXTO ESCOLAR – Prof Roberto Rodrigues – GO

• Dinâmicas e estratégias de ensino a partir da realidade das práticas pedagógicas na escola. Proposições e diálogo com os professores (4h)
  • Explorando possibilidades didáticas. Corpo, diferença e autonomia (4h)
  • Experiências em Corpo: Vivência das práticas geradas ao longo da oficina e discussão final (4h)

Módulo III - SISTEMATIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

A partir dos desdobramentos das experimentações dos minicursos, será feita a sistematização de estratégias de ensino junto aos professores participantes. A ação seguirá como norte no acompanhamento dos profissionais das três escolas até a finalização do projeto. (Certificação de 12h)

SEGUNDA ETAPA

A segunda etapa do projeto Quem Sabe Dança, a ser realizada entre os meses de agosto e novembro, consistirá em um acompanhamento contínuo das práticas pedagógicas dos professores das escolas participantes do projeto, como forma de compreender e analisar os desdobramentos, impactos e contribuições das ações de formação e capacitação no cotidiano profissional desses professores.

A partir de visitas às escolas, debates e compartilhamentos dos impactos gerados e dos possíveis desdobramentos do projeto, será produzido um material audiovisual, em formato DVD, com as experiências vivenciadas ao longo do curso. O material será distribuído em escolas da rede estadual dos municípios de Aparecida de Goiânia e Goiânia e outros da Região Metropolitana, em Instituições de Ensino Superior que contenham cursos de Licenciatura em Dança, Artes Cênicas, Educação e cursos afins e em outras instituições, como forma de disseminar e compartilhar a pesquisa produzida.

AÇÃO

DATA/HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL/ESPAÇO