Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Concurso de Leitores do Ano e Feira de Ciências são destaques no 3º dia da Secitec
Início do conteúdo da página
VII SECITEC

Concurso de Leitores do Ano e Feira de Ciências são destaques no 3º dia da Secitec

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h53

Apresentações orais e de experimentos fizeram sucesso entre os estudantes que visitaram o câmpus

Premiação do Concurso Leitores Destaque do Ano
   Premiação do Concurso Leitores Destaque do Ano

No terceiro dia da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG-Câmpus Inhumas foram anunciados os vencedores da ação de extensão Concurso Leitores/as Destaque do Ano, que é desenvolvido pela Biblioteca Atena. Com a atividade, que está em sua sexta edição, a biblioteca procura ampliar a articulação com escolas públicas da educação básica e também com a comunidade em geral. Em primeiro lugar, ficou a funcionária terceirizada (Reprografia) Francielly Santana Luiz; em segundo, o aluno do curso Bacharelado em Sistemas de Informação Diogo Oliveira Luz, e o estudante do curso Técnico Integrado em Química Carlos Gabriel de Almeida alcançou a terceira colocação. 

O objetivo do Concurso Leitores/as Destaque do Ano é contribuir com a formação de leitores críticos e com capacidade de escrita. Neste ano, o concurso teve 56 inscritos (22 a mais do que em 2017), que produziram 279 resenhas (82 a mais que no ano anterior). Essa atividade integra a X Semana do Livro e da Biblioteca do câmpus, que discutiu temas ligados à importância do livro de biografia na contextualização de questões de desigualdade social. Analisar a biografia enquanto uma escrita interdisciplinar e incentivar a leitura de obras biográficas que compõem o acervo de bibliotecas escolares/universitárias foram alguns dos objetivos da Semana.  

Grafite

Ainda na manhã desta quarta-feira, o artista Ronan Marron (Arca Crew) ministrou uma oficina de Grafite. Depois, os estudantes tiveram um bate-papo com o escritor inhumense Renan Alves de Melo. Outras oficinas do terceiro dia da VII Secitec foram: Ilustração: anatomia, proporção e referências; Olericultura para mulheres agricultoras; Palhaçaria; Oficina de Break Dance; A questão da mulher: uma contraposição entre Oriente e Ocidente na biografia de Persépolis e uma oficina sobre HTML e CSS.

No início da tarde, a conferência O Anti Ecologismo e a Desregulação Ambiental Pública no Brasil: fatores que contribuem para a construção das desigualdades socioambientais foi proferida pelo professor Philippe P. Layrargues, da Universidade de Brasília (UnB).  O minicurso Inclusão e Ciência: Pela redução das desigualdades no campo da pesquisa foi ministrado pela professora Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, do curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Renata foi a primeira surda a defender uma dissertação de mestrado na UFG. 

Feira de Ciências

A V Feira de Ciências do IFG-Câmpus Inhumas, que contou com 17 apresentações orais e de experimentos, além de Mostra Científica com seis trabalhos coordenados pelo professor Angel José Vieira Blanco, foi aberta à visitação da comunidade interna e de alunos de outras escolas na tarde de hoje. A estudante do curso Técnico em Química Maria Helena de Freitas Souza, 17 anos, disse que gostou muito de ver o câmpus movimentado, cheio de visitantes. "Estou achando a feira bem interessante. Gostei muito do projeto com os instrumentos musicais que foram construídos com materiais alternativos", contou. 

Trabalhos expostos na V Feira de Ciências
   Trabalhos expostos na V Feira de Ciências

A aluna do 9º ano do Colégio Estadual Castelo Branco Leandra Mara Cassiano Silva, 15 anos, disse que já conhecia o Câmpus Inhumas e que gostou de ter visitado a Feira de Ciências. "A experiência mais legal foi a do teste do tipo sanguíneo", comentou.  Marcelo Vilela Dias, 20 anos, aluno do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, afirmou que a parte mais interessante da visitação foi o experimento com o Gerador Eletrostático. Outra atividade que chamou a atenção de muitos participantes foi a oficina Cabelo, Autoimagem e Relações Raciais, que trouxe diversas informações sobre símbolos da identidade negra e ensinou opções de penteados e amarrações de turbante.  

A VII Secitec do IFG-Câmpus Inhumas teve a participação de mais de 500 inscritos e envolveu o trabalho de, pelo menos, 30 monitores. O tema central do evento neste ano foi Ciência para a Redução das Desigualdades. Dentro da VII Secitec foram realizados ainda outros dois eventos: a V Feira de Ciências e a X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB).

 

Saiba mais sobre a VII Secitec, a V Feira de Ciências e a  X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB).

VII Secitec do Câmpus Inhumas começa com quase 500 inscritos

Oficinas, teatro e exposição de artesanato indígena movimentam o câmpus

Fim do conteúdo da página