Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG seleciona bolsistas para projeto Igualdade Racial no SUAS
seleção

IFG seleciona bolsistas para projeto Igualdade Racial no SUAS

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 16h29 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 16h15

Inscrições já estão abertas. Bolsa é de R$ 497

Estudantes dos cursos de Licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), na região metropolitana de Goiânia, podem concorrer a uma bolsa para atuar no projeto de Qualificação do Sistema Único de Assistência Social pela Transversalização com a Política de Igualdade Racial, desenvolvido pela Instituição em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos (MDH). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 11, e podem ser feitas até 11 de março,pelo endereço eletrônico suse.ife.edu.br.

Os interessados devem possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,5; ter concluído pelo menos dois semestres letivos e, no máximo 60% da carga horária das disciplinas do curso ao qual está matriculado e ter disponibilidade de 8 horas por semana para atuar no projeto. Além disso, não podem receber qualquer modalidade de bolsa do IFG ou de outra agência/órgão de fomento e não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza.

São ofertas duas bolsas no valor de R$ 497, até agosto deste ano. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição e fazer upload da documentação comprobatória, em formato PDF. Os documentos exigidos são: RG, CPF, histórico escolar, currículo Lattes atualizado, e comprovantes das atividades relatadas no currículo.

Seleção

A seleção será feita em duas etapas: avaliação da documentação apresentada e avaliação da trajetória acadêmica fundamentada na forma de ingresso, histórico escolar e aproximação do estudante com as áreas de atuação do projeto. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 13 de março, cabendo recurso. O resultado final será divulgado dia 19 de março. Para atuar no apoio administrativo às atividades do projeto e atividades de extensão, os selecionados passarão por treinamento, que será ministrado pela Coordenação do Projeto IFG/MDH.

O Projeto de Qualificação do Sistema Único de Assistência Social pela Transversalização com a Política de Igualdade Racial, resumidamente denominado de Igualdade Racial no SUAS, tem o objetivo de capacitar 500 servidores e gestores do sistema até outubro de 2019, para melhorar o atendimento às famílias negras e aos quilombolas.

O IFG, em parceria com o MDH, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), vai elaborar os guias orientadores para os servidores e gestores do SUAS. Serão dois guias: um para orientar o atendimento às famílias negras nas unidades do SUAS e outro para orientar o atendimento às comunidades quilombolas, urbanas ou rurais. Os guias deverão ser lançados em maio. Posteriormente, de junho a outubro, serão realizadas oficinas técnicas em todos os Estados brasileiros para a capacitação dos servidores e gestores do SUAS.

Acesse a chamada pública da seleção.

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.