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Niped participa da programação da XII Semana de Química da UFCAT

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 14h00 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Núcleo de pesquisa apresentou trabalho e ministrou curso durante a programação do evento

imagem sem descrição.

 

Integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento (Niped) participaram, entre 17 e 20 de novembro, da  XII Semana de Química da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O núcleo de pesquisa também apresentou um trabalho durante o evento, na forma de pôster, e ministrou um minicurso. 

O pôster apresentado, Síntese de semicondutores baseados no dióxido de titânio, é de autoria dos estudantes do curso de superior de Licenciatura em Química, Mariane Lopes, Cristopher Adan e Mateus de Paula; e do curso técnico em qúimica, Paulo Meneses.

O trabalho foi orientado pela professora e pesquisadora Lidiaine dos Santos, que também foi responsável pelo minicurso Meninas Cientistas: a construção feminina do saber, parte da programação da XII Semana de Química.

Para o coordenador do Niped, professor Almir Zandoná, o desenvolvimento da pesquisa é parte fundamental da formação dos estudantes e para a produção de novos saberes. "A pesquisa  é um elemento importantíssimo, tanto na complementação da formação dos estudantes, como também no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias'", comenta o professor.

 

Bolsas de pesquisa

Três projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Niped também foram contemplados com bolsas de fomento à pesquisa, desde setembro de 2020. As bolsas são fornecidas por três editais diferentes, todos vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os trabalhos selecionados são:

Democracia e etnografia digital: eleições municipais, infodemia e desinformação, é orientado pela professora Renatha Cruz, e recebe fomento de acordo com o edital PIBIC/PIBIC-Af.

Aprovada no edital PIBIC-EM / PIBIC-EM-Af, a pesquisa Ensino remoto e metodologia da problematização: uma alternativa apropriada para o ensino médio integrado, é coordenada pela pesquisadora e integrante do quadro técnico-administrativo do Câmpus Uruaçu, Gilmara Barbosa. 

E o fomento fornecido pelo edital PIBITI / PIBITI-Af foi para o trabalho Estudo da formação e caracterização de compósitos do tipo heteroestruturas semicondutoras, orientado pela professora Lidiaine dos Santos. 

A concessão de bolsas é uma forma de incentivar a formação dos alunos e, com seus trabalhos, implementar a produção de conhecimento e inovação, entre outros objetos institucionais do IFG. Segundo Zandoná, "com a realização de pesquisas é possível alcançar parte dos grandes objetivos da instituição, para tanto as bolsas são fundamentais para incentivar e garantir a dedicação dos estudantes na pesquisa, através de uma pequena, mas relevante, forma de custeio". 

 

Confira o pôster aqui.

 

Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

 

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