Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Coletivo Re(existência) promove ações de acolhimento e momentos formativos na luta contra o preconceito
Início do conteúdo da página
diversidade

Coletivo Re(existência) promove ações de acolhimento e momentos formativos na luta contra o preconceito

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h47 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 13h23

 Uma das ações atuais do Coletivo é apoiar a realização da 4ª Parada LGBTI+ de Inhumas

vvvvv
Membros do Coletivo (Re)existência durante roda de conversa na Secitec do ano passado

O Coletivo (Re)existência, fundado em julho de 2022 no IFG-Câmpus Inhumas, tem o objetivo de ser um espaço de acolhimento para todos, sobretudo para as pessoas que sofrem cotidianamente com a LGBTfobia e o machismo estrutural. A não hierarquização entre os membros, o acolhimento, a interseccionalidade das questões de gênero, sexualidade e também étnico-raciais são alguns dos princípios do grupo, que tem se reunido às quintas-feiras, das 12:30h às 14h. Durante esse horário de almoço, os participantes dialogam e articulam sua atuação no câmpus.

"O Coletivo (Re)existência tem sido um espaço importante no Câmpus Inhumas para o enfrentamento a LGBTfobia, bem como para o acolhimento das pessoas LGBTQIAPN+. Assim, será relevante para o Coletivo se juntar a outras pessoas e espaços coletivos em Inhumas que têm lutado pelos direitos das pessoas LGBTIAPN+. Além disso, entendemos que participar da 4ª Parada LGBTI+ de Inhumas será um momento formativo importante para os membros do grupo", explica o professor Fernando Henrique Silva Carneiro, que faz parte do Coletivo. 

Para o estudante Guilherme Henrique Souza da Silva, que também integra o Coletivo (Re)existência, é de extrema importância o apoio que o grupo tem prestado à 4ª Parada LGBTI+ de Inhumas. "Essa colaboração trará visibilidade para a Parada, para o próprio Coletivo e para os demais organizadores, permitindo eventos conjuntos em um futuro próximo, bem como espaços de alegria e luta", afirma. 

PDI

O professor Fernando Henrique lembra que o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFG estabelece que um dos objetivos da instituição é “efetivar um espaço educacional democrático, que assegure a participação de todas as pessoas, garantindo a representatividade e a permanência das minorias identitárias, sociorraciais, culturais, étnicas, de gênero e sexualidades”. 

Durante a programação da X SECITEC do IFG-Câmpus Inhumas, realizada no ano passado, o Coletivo promoveu a Roda de Conversa “Gênero, sexualidade e coletividade”, que teve a participação do professor Eduardo Junio Ferreira Santos. Na ocasião, também foram distribuídos aos participantes broches da bandeira LGBTQIAPN+.

Além disso, no último dia 22 de junho, o Coletivo Re(existência) organizou o 2º Dia do Orgulho LGBTIAP+ do IFG-Câmpus Inhumas, em que foi realizada a Roda de Conversa "Orgulho e LGBTQIAP+fobia Institucional”. O grupo ainda promoveu uma exposição sobre pessoas mundialmente conhecidas pelas lutas LGBTQIAPN+ e notícias trágicas sobre pessoas que sofreram violências por serem LGBTQIAPN+.

Com o tema "Políticas Públicas para LGBTI+: Falar é fácil, difícil é fazer", a 4ª Parada LGBTI+ de Inhumas será realizada no dia 22 de outubro, a partir das 14 horas, na Praça Belarmino Essado. 

 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

Fim do conteúdo da página