Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Câmpus Inhumas utiliza o xadrez como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioeducativas
Início do conteúdo da página
Projeto de Ensino

Projeto do Câmpus Inhumas utiliza o xadrez como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioeducativas

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h25 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h37

Ação é coordenada pelo professor Adel Fernando de Almeida Vanny, com a colaboração do professor Júlio César Colivet Briceno

 

xxx
Professores Júlio César (à esquerda) e Adel durante atividade do projeto de ensino focado na prática do xadrez

Está em andamento no IFG-Câmpus Inhumas o projeto de ensino "O xadrez como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioeducacionais", coordenado pelo professor Adel Fernando de Almeida Vanny, com a colaboração do professor Júlio César Colivet Briceno. As atividades, que despertaram grande interesse nos discentes, começaram no mês de setembro e seguem até dezembro deste ano.      

"O projeto de ensino foi pensado para 30 estudantes, com a possibilidade de ampliação do número de vagas. A procura foi grande e tivemos 46 estudantes inscritos. Há uma vasta gama de pesquisas apontando para os benefícios do xadrez no campo da Educação. Nelas, este jogo apresentou excelentes resultados para a concentração, o raciocínio lógico, o rendimento escolar, o comportamento, a autoestima, entre outros fatores", explica o professor Adel. 

Bons resultados

Outro ponto de destaque, de acordo com o professor, está nas pesquisas referentes à aplicação e bons resultados do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para pessoas com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e deficiência intelectual (DI). "O professor Júlio e eu esperamos que este seja um projeto piloto e que venha a se tornar um projeto permanente no câmpus. Destaco também que o desenvolvimento do trabalho apenas foi possível em função do grande conhecimento que o professor Júlio César apresenta no que se refere ao jogo de xadrez e ao empenho e incentivo do Departamento de Áreas Acadêmicas", afirma Adel. 

Na sala reservada para o projeto (S-402a), cinco monitores ficam disponíveis em todos os intervalos, nos períodos matutino e vespertino, e em alguns dias no horário das 13h30 às 14h. Além disso, ocorrem atividades especiais, todas as semanas, voltadas para o ensino e a prática do xadrez. De acordo com o projeto, por meio de avaliações quantitativas e qualitativas, será observado o desenvolvimento de habilidades socioeducacionais dos estudantes participantes, bem como a implementação de um espaço lúdico para o desenvolvimento de novos trabalhos nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

Fim do conteúdo da página