Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Retorno das atividades presenciais é previsto para o dia 3 de março
Início do conteúdo da página
retorno presencial

Retorno das atividades presenciais é previsto para o dia 3 de março

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 15h46 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 13h01

As atividades presenciais do Câmpus Uruaçu devem retornar no início do próximo semestre, 3 de março

imagem sem descrição.

 

O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás deve retornar às atividades presenciais a partir do dia 3 de março, no início do primeiro semestre de atividades acadêmicas de 2022.  

Segundo o último Boletim Epidemiológico do IFG, publicado dia 16 de fevereiro, Uruaçu se encontra na fase verde do Plano de Ação Geral para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas. No boletim anterior, de 9 de fevereiro, o Câmpus se encontrava na fase Amarela, que indica o retorno de algumas atividades presenciais, incluindo aulas. 

Na fase verde há o retorno presencial de todas as atividades acadêmicas e administrativas. De acordo com a Diretora-Geral do Câmpus Uruaçu, professora Andreia Alves do Prado, esse momento de retorno exige responsabilidade e prudência.  

“Algumas atividades foram voltando gradativamente até esse momento mais seguro para o retorno de todas as atividades presenciais, considerando o índice de vacinação de alunos e servidores e o número de casos de Covid no município”, explica a Diretora.  

No momento, os servidores da Instituição estão sendo orientados sobre os protocolos de segurança para o retorno presencial, como o uso de máscara e o distanciamento espacial. Os estudantes também estão sendo avisados do retorno presencial, para que possam se organizar para o próximo semestre. 

Os computadores do câmpus que foram cedidos aos estudantes, para possibilitar o acompanhamento das aulas remotas, deverão ser devolvidos aos laboratórios. O Câmpus Uruaçu também deverá publicar edital para fornecer máscaras aos alunos em situação de vulnerabilidade social.

Plano de Ação Local

Em decorrência da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, as atividades acadêmicas do Câmpus Uruaçu foram suspensas no dia 16 de março de 2020. A partir de agosto do mesmo ano, o câmpus retomou as atividades em regime remoto, seguindo a orientação da Instrução Normativa/PROEN nº 07/2020.

O plano de Ação Local para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas do Câmpus Uruaçu é um planejamento que leva em conta os indicadores de saúde globais e da própria comunidade acadêmica. Estudantes e servidores foram consultados durante o segundo semestre de 2021 para determinar dados importantes, como a cobertura vacinal de cada grupo.

Atualmente, os indicadores de biossegurança no município de Uruaçu se encontram na fase verde, de Alerta, em que é possível o retorno de todas as atividades administrativas e acadêmicas, respeitando os protocolos de biossegurança. Constam outras três fases no Plano de Ação Local: fase amarela, laranja, e a fase vermelha, em que são suspensas todas as atividades presenciais. 

Em consulta realizada em 2021 com os 122 servidores do câmpus, foram obtidas 107 respostas (87,70%). Desse número, 81,96% afirmaram estar sobre cobertura vacinal de uma ou duas doses, assim como dose única. 

A mesma consulta foi realizada com os 677 alunos matriculados nos cursos técnicos, superiores e de especialização ofertados pelo câmpus, com 491 respostas obtidas (cerca de 72%) . Segundo os dados levantados pela amostragem, aproximadamente 75% dos alunos consultados receberam a segunda dose da vacina em dezembro de 2021. 

O IFG deverá continuar a publicação semanal dos Boletins Epidemiológicos a fim de propiciar um ambiente seguro para a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas. 

 

Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

 

Fim do conteúdo da página