Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra "A matemática está em tudo" inaugura a VI Secitec
VI SECITEC

Palestra "A matemática está em tudo" inaugura a VI Secitec

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 13h12 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Atividade foi ministrada pelo professor do Câmpus Anápolis, Éder Silva de Brito

O Câmpus Uruaçu recebeu o professor de matemática e coordenador do curso de edificações do IFG - Câmpus Anápolis, Éder Silva de Brito, que inaugurou, na manhã de hoje, 26, as atividades da sexta edição local da Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec). "O pensamento matemático nos acompanha desde o início das sociedades, quando o homem deixou de ser nômade e passou a plantar e colher", declarou o professor em sua palestra, A matemática está em tudo, para apontar como a disciplina é indissociável ao desenvolvimento das civilizações.

Segundo Brito, a matemática é vista com temor por muitos alunos, mas estes também têm de ver as coisas belas que ela torna possível. "Por exemplo, Pitágoras, o cara dos teoremas que ninguém gosta, criou a primeira escala musical, ainda na Grécia antiga. Sem a matemática a música que nós temos hoje não seria possível", demonstra o professor.

Confira a programação completa da VI Secitec.

"Há uma discussão importante entre os matemáticos a respeito de que a matemática possa ser uma linguagem ou uma ciência", revela Brito. Segundo ele, as consequências da proposição são profundas - a matemática como linguagem é uma maneira de interagir e compreender o mundo, não apenas um conjunto de preceitos teóricos e aplicações, como requer uma ciência.

Durante a palestra, Brito desvendou algumas curiosidades matemáticas, como números muito recorrentes nas formas encontradas cotidianamente, chamados de números de ouro. Também realizou brincadeiras de adivinhação de números e nomes, através da aplicação de esquemas matemáticos. De forma descontraída, o professor chamou a atenção dos alunos para o fato de que aquilo que parece mágico, muitas vezes, é apenas a beleza do conhecimento.

VI Secitec

A SECITEC do Câmpus Uruaçu está em sua sexta edição e faz parte das atividades promovidas pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). O evento começou hoje, 26, e vai até dia 28, com uma programação diversificada de palestras, oficinas, cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e atividades culturais. As inscrições podem ser feitas até amanhã, 27, no site do evento.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.