Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Edward Madureira fala sobre ética no serviço público na VI Secitec
VI Secitec

Edward Madureira fala sobre ética no serviço público na VI Secitec

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 17h10 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Professor da UFG participou da VI Secitec com palestra para alunos e servidores do IFG

O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, eleito Reitor da instituição para um terceiro mandato (2018-2022), participou da VI Secitec do Câmpus Uruaçu nesta sexta-feira, 27, com a palestra Ética no serviço público. "Saber ouvir é a principal característica do gestor", comentou Madureira, em auditório cheio, numa conversa sobre os desafios da gestão pública e a necessidade ética de fazê-la de forma aberta e compartilhada.

"O gestor deve ser exemplo, na conduta e na fala. O que você fala é o exemplo que você passa para o aluno."

- Edward Madureira

Segundo Madureira, a palavra servir faz justiça ao propósito dos servidores públicos, que é contribuir com a sociedade, de forma isonômica e sempre voltada para o bem coletivo. "O interesse público sempre tem de vir primeiro que os interesses pessoais", defende o docente. "Eu não acredito num Estado sem funcionalismo público, um Estado dirigido exclusivamente pelo mercado está arruinado", Madureira critica, apesar da pouca divulgação do papel dos servidores públicos no desenvolvimento social.

Enquanto gestor e professor, Madureira comenta sobre a importância do uso das palavras no ambiente público de ensino. "Com uma palavra que você fala para o aluno, você o manda para o céu ou para o inferno", ironiza o docente e chama a atenção para o papel fundamental do professor na formação dos alunos. Em relação ao gestor, ele "deve ser exemplo, na conduta e na fala. O que você fala é o exemplo que você passa para o aluno", afirma Madureira.

Parcerias

Madureira também ressalta a necessidade de firmar parcerias entre as instituições públicas de ensino em Goiás, a fim de enfrentar a nova leva de desafios que as aguarda nos próximos anos. "Sem essas parcerias, nós, instituições públicas de ensino, vamos acabar morrendo abraçados", alerta o futuro Reitor da UFG.

Segundo ele, as portas da UFG estão abertas para a cooperação com o IFG, IFGoiano e UEG, a fim de elencar mais ações e programas de pesquisa e pós-graduação, emplacar eventos maiores e que sejam realizados de forma compartilhada. Para Madureira, é preciso realizar eventos que causem impacto na população goiana, aproveitando a capilaridade alcançada pelas quatro Instituições.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.