Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Encontro de Culturas Negras dá início à sua programação
III Encontro de Culturas Negras

III Encontro de Culturas Negras dá início à sua programação

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 12h09 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Inscrições podem ser feitas presencialmente até hoje, dia 30. Todas as atividades do evento são gratuitas

A partir de hoje, 30, o município de Uruaçu irá receber uma das principais celebrações da diversidade, equidade e resgate das tradições africanas e afro-brasileiras da região, com o início do III Encontro de Culturas Negras, no Câmpus Uruaçu do IFG. As inscrições pela internet no evento foram encerradas no dia 28, mas elas podem ser feitas presencialmente até hoje, 30. O interessado deve se informar com a equipe de credenciamento, no térreo do bloco central do câmpus.

Serão três dias de uma programação intensa e diversificada de minicursos, oficinas, debates e apresentações culturais, em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A cerimônia de abertura do Encontro será realizada às 19h e contará com a presença do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, pró-reitores, representações étnicas e autoridades locais. A solenidade será prestigiada pela apresentação das dançarinas Juliana Jardel e Eliete Miranda, com uma performance de dança afro.

A conferência de abertura, Educação Afro, Democracia e os Desafios no Brasil Contemporâneo, será ministrada pelo professor do Universidade Federal da Bahia, Eduardo David de Oliveira. Ao longo do dia também serão realizadas mesas de diálogo, reuniões com autoridades da instituição a respeito de políticas sociais, além da programação de oficinas e minicursos do Encontro.

Mostra de Cinema

A Mostra de Cinema Afro teve início na manhã de hoje, às 9h, e terá nova sessão às 17h. Em cada sessão são exibidos dois curtas-metragens para apreciação do público. Em seguida, é realizado um debate com os participantes, a fim de contextualizar a mensagem fílmica para a realidade sociocultural.

Amanhã, 1 de dezembro, as sessões serão realizadas novamente. A curadoria da Mostra é da professora da Universidade Estadual de Goiás, Ceiça Ferreira.

Feira multicultural

A qualquer momento que se chegue ao evento, os participantes poderão usufruir da Feira multicultural, com estandes locais e de outras cidades. Serão vendidos artigos diversos, como bonecas negras, gastronomia artesanal com frutos do cerrado, tecidos para turbantes, entre outros.

A Feira funcionará nos três dias do evento, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Shows

A partir das 21h de hoje, 30, o III Encontro de Culturas Negras receberá a cantora Kika Ribeiro. Com um repertório repleto de samba e mpb, o espetáculo será gratuito. A cantora se apresentará no palco montado no próprio Câmpus Uruaçu. Para acompanhar o trabalho da artista, acesse sua página no facebook.

Na noite de amanhã, 1 de dezembro, será a vez da cantora e compositora Larissa Luz. A artista apresentará o segundo álbum de carreira solo, Território Conquistado, trabalho em que explora as diversas representações da mulher negra. Larissa também é conhecida por ter sido vocalista na banda Araketu. Para conhecer mais sobre a cantora, visite sua página oficial.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.