Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitores elaboram carta a candidatos a governo do Estado
gestão

Reitores elaboram carta a candidatos a governo do Estado

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 14h58 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Entre as propostas está o fortalecimento da Fapeg e o aumento dos investimentos públicos

O fortalecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) é um dos pontos reivindicados na carta que reitores de instituições públicas de ensino superior goianas preparam para apresentar aos candidatos ao governo. Edward Madureira Brasil (Universidade Federal de Goiás), Jerônimo Rodrigues da Silva (Instituto Federal de Goiás), Vicente Pereira de Almeida (Instituto Federal Goiano) e Haroldo Reimer (Universidade Estadual de Goiás) se reuniram nesta segunda-feira (3/9) para concluir a redação do documento. Do IFG, além do reitor da Instituição participaram também da reunião a diretora-executiva, professora Adriana Reis, e a assessora de assuntos institucionais, Gerley Lopes Cardoso.

Acompanhados de assessores de suas respectivas instituições, os reitores ressaltaram a importância da Fapeg para a pesquisa científica. O órgão estadual existe há pouco mais de 12 anos e garante um fluxo regular de editais em apoio a projetos de pesquisa institucionais e individuais, que contribui para o funcionamento e a manutenção de laboratórios, programas de pós-graduação, convênios internacionais e incubadoras de empresas de base tecnológica.

"A Fapeg é estruturante para as instituições em todos os aspectos", afirmou o reitor da UFG. Edward também sugeriu que a carta cobrasse outros dois pontos aos postulantes ao governo do Estado: o reconhecimento das instituições públicas de ensino superior de Goiás como agentes de conhecimento e a valorização integral da educação, em todos os seus níveis.

O reitor da UEG acrescentou que o crescimento do número de vagas oferecidas pelas instituições signatárias do documento reflete o objetivo de universalização do acesso ao ensino superior, o que se faz, entre outras medidas, com a garantia de repasses do poder público.

Investimento
Em um aspecto geral, a carta manifesta a necessidade de manutenção e o aumento dos investimentos públicos e sistemáticos em educação, ciência e tecnologia. Para isso, os reitores propõem aos candidatos que se comprometam a cumprir o Plano Estadual de Educação (2015-2025), sobretudo em relação à ampliação dos recursos e ao aumento de matrículas no ensino superior.

Outro aspecto abordado é o fortalecimento do sistema de universidades públicas, dando a elas prioridade para a realização de parcerias visando a elaboração e a implementação de políticas públicas para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Estado.

Fonte: Secom/UFG